A maioria das escolas estaduais de Formiga continua progredindo nos resultados do Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Os resultados são de provas aplicadas em 2013. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. Os números foram divulgados no início da semana. A meta estabelecida para a cidade em 2013 para as turmas de 5º ano era de 6.5, mas, juntas, as escolas estaduais conquistaram o resultado de 6,7. Para as turmas de 9º ano, a meta era 5.2 e o resultado foi 5.5.
Os melhores resultados de turmas de 5º ano foram das escolas Rodolfo Almeida, com nota 7,0 e Professor Tonico Leite e Aureliano Rodrigues Nunes, que ficaram com 6,7.
Para os 9ºs anos, a melhor nota foi da escola Professor Joaquim Rodarte (6.0) seguida pela Aureliano Rodrigues Nunes com 5,8.
Algumas das escolas da cidade ficaram abaixo da meta. Foi o caso do 5º ano da José Bernardes de Faria e os 9ºs anos das escolas Rodolfo Almeida e Dr. Abílio Machado.
O ideb
Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O índice funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
Metas de qualidade
O Ideb é calculado em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática.

COMPATILHAR: