O prefeito Aluísio Veloso/PT e os demais integrantes da Missão Empresarial à China tiveram um encontro com o ministro conselheiro e chefe do setor comercial da Embaixada do Brasil no país asiático, André Saboya Martins, na quarta-feira (19). Na oportunidade, foram apresentadas a André Saboya as potencialidades da região, com destaque para as cidades participantes da missão. Em seguida, cada prefeito falou sobre as características de sua cidade e os objetivos de desenvolvimento econômico dos municípios.
O chefe do setor comercial da Embaixada brasileira afirmou que ?várias missões têm chegado à Beijing com esse objetivo e passado por uma análise de perfil de oportunidades?. Para Saboya, o caminho percorrido pelas lideranças públicas e empresariais é o ideal e segue uma tendência mundial de prospecção de novos mercados: ?Prospectar oportunidades na China hoje é uma ação realizada por todos os países do mundo?. Saboya anunciou a visita de uma Missão à região centro-oeste possivelmente em 2012 e salientou que, a China de hoje é uma economia aberta para o mercado mundial, que deseja sempre novos investimentos em diversos setores, bem como um grande mercado consumidor. ?O fato é que na China não existe o ócio, ou seja, todos trabalham com um mesmo objetivo: fazer da China a primeira potência mundial?.
A agenda oficial do prefeito Aluísio Veloso e demais integrantes da Missão Empresarial à China se encerrou na quinta-feira (20), quando Aluísio e as demais lideranças estiveram na China Association of Mayors, onde foram recebidos por Wang Changyuan, secretário geral e vice-presidente desta associação comercial. A missão foi conduzida pelo prefeito de São Gonçalo do Pará e presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Ângelo Roncalli, que fez um breve relato sobre a função da associação em Minas e também da confederação em nível de Brasil.
Wang Changyaun destacou a importância das boas relações comerciais dos municípios com a China e falou sobre o processo administrativo do governo chinês, onde os prefeitos são escolhidos por uma assembléia geral, com poderes de administração e gestão de recursos financeiros bem parecidos com o governo brasileiro. Dos impostos arrecadados, 75 % ficam com o governo geral e 25 % para as províncias e os distritos. A educação é gratuita para os primeiros nove anos de vida do cidadão chinês. Sobre a atuação dos prefeitos chineses, Wang Changyaun salientou a importância do preparo do prefeito em exercício, afirmando que, constantemente, são levados a treinamentos dentro e fora do País, com cobertura total de custos por parte do governo geral e iniciativa privada. Wang confirmou interesse em visitar o Brasil e recebeu da Missão material promocional dos municípios.
Além de Aluísio Veloso, também participaram da missão prefeitos de Divinópolis, Santo Antônio do Monte, Córrego Danta, Paíns, Itaúna (vice-prefeito), e São Gonçalo do Pará.
Coletiva de Imprensa
Na próxima segunda-feira (24), a Fiemg Regional Centro-Oeste realizará uma coletiva com a imprensa de toda a região para a apresentação dos resultados da missão comercial à China. A coletiva será na sede da Fiemg, a partir das 15h.

COMPATILHAR: