Da redação

No mês de maio, as reuniões do Legislativo formiguense ocorreram às 19h, em caráter experimental. A mudança aconteceu após pressão dos membros do movimento “Todos por Formiga”, juntamente com outros cidadãos, que reivindicaram que as reuniões plenárias fossem realizadas após o horário comercial.

Os membros do movimento chegaram a protocolar junto à Câmara dois ofícios solicitando a mudança.

Em fase de teste, para analisar qual será o melhor horário, no mês de junho, as sessões plenárias serão realizadas às 17h30. A primeira reunião ocorrerá na próxima quarta-feira (7), devido ao feriado de 6 de junho (aniversário da cidade). As outras ocorrerão nos dias 12, 19 e 26.

Nas cinco reuniões realizadas às 19h, houve uma considerável queda na participação popular. De acordo com reportagem divulgada pelo Últimas Notícias, com base em análise de um controle de participantes feito pelo Legislativo (listas de presença e análise dos números de cidadãos que acompanham as reuniões pelo canal da Câmara, no YouTube), a queda foi de mais de 50%.

Mesmo com a queda na participação popular, sete vereadores (Mauro César, Sandrinho da Looping, Sidney Ferreira, Flávio Couto, Marcelo Fernandes, Flávio Martins e Evandro Donizeth – Piruca) assinaram, no dia 15 deste mês, o projeto de resolução 002/2017, alterando, em definitivo, o horário das reuniões de 14h para as 19h.

Alguns dos edis que assinaram a proposta vinham sendo sistematicamente vaiados durante as reuniões realizadas às 14h, que contaram com grande presença popular.

O projeto de mudança definitiva do horário de reunião da Câmara deve ser votado em julho.

COMPATILHAR: