O município pretende recuperar o sistema de acionamento da fonte luminosa da praça São Vicente Férrer, ainda antes do Natal, conforme informou o diretor do Saae, Ney Heitor de Araújo.

Para Ney, aquele importante equipamento público é, sem dúvida alguma, um dos mais conhecidos atrativos turísticos da cidade que, durante décadas, encantou gerações e que, infelizmente, há anos, deixou de funcionar. “Não tenho dúvida de que a reativação da fonte, tornará aquela praça mais bonita e agradável aos olhos de nossa população e daqueles que nos visitam, em especial, por ocasião das comemorações natalinas”, comentou. 

Para concretizar este intento, o Saae encaminhou em setembro deste ano, Projeto de Lei à Câmara, solicitando autorização para abrir crédito especial, no valor de R$ 80 mil, para suportar os gastos com a reforma das bombas e do sistema de iluminação da fonte.

Como tramita o projeto:

Com o mês de novembro chegando a sua quinzena final, e como os prazos de licitação que precisam ser cumpridos para a contratação de serviços de terceiros e aquisição de materiais, na segunda (16), o jornal apurou junto aos vereadores sobre a possibilidade de aprovação do referido projeto que, a pedido do vereador Juarez Carvalho, deverá ser colocado pela Mesa Diretora da Casa, em votação na próxima reunião, na segunda-feira (23). Para tanto, o presidente Evandro Donizeth (Piruca), solicitou dos edis que os mesmos se manifestem por meio das diversas comissões por eles compostas.

Resumidamente, assim se manifestaram os vereadores:

 

luciano

Luciano do Trailer:

“O momento, em razão da atual situação econômica do município, sou contra. Acredito que temos outras prioridades para serem atendidas”. 

 

pastor manoel

Pastor Manoel:

“Já dei até meu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça!”.

 

Juarez

Juarez Carvalho:

Sou a favor. O embelezamento e a manutenção dos logradouros públicos não podem ser esquecidos. Está tudo muito abandonado. Bom seria se eles também recuperassem a fonte da praça Ferreira Pires, que transformaram num depósito de areia. Um crime! Deveriam cuidar dela também. Além de moderna ela fazia a alegria da criançada, quando funcionava”. 

 

Cabo Cunha

Cabo Cunha:

“Sou contra. Acho que o Saae tem que investir é em tratamento, captação e na melhoria da distribuição de água de boa qualidade para a população. E não se esquecer de cuidar das nascentes, fonte de sua principal matéria prima”.

 

Josino

Josino Bernardes:

“Sou favorável. Nós aqui temos apenas que aprovar ou não. Quem decide o que fazer e onde aplicar é o Executivo”.

 

zezinho 

Zezinho Gaiola:

“Já até dei meu parecer. Sou totalmente favorável”.

 

meirinha 

Meirinha:

“Ainda não dei meu parecer. Portanto, até agora não sou favorável nem contrária. Não analisei o projeto, depois de fazê-lo decido. Olharei como sempre com muito carinho”.

 

Mauro César 

Mauro César:

“Ainda não vi o projeto, mas a princípio, sou a favor. Cuidar dos bens públicos é obrigação do Executivo e assim sendo, como ficar contra?”.

arnaldo 

Arnaldo Gontijo:

Ouvido na terça-feira (17), Arnaldo Gontijo que não esteve presente na reunião de segunda,  informou que: “já dei meu parecer favorável, mesmo entendendo que outras prioridades precisam ser atendidas pelo Executivo. Acredito que tão importante quanto providenciar medicamentos que estão faltando e muito, destinar recursos para outras áreas como educação, social e tantas que se ressentem pela absoluta falta de planejamento e gestão, tônica desta administração, é a obrigação de se preservar o patrimônio público e neste caso, aquele equipamento público que pode ser considerado até como um ‘monumento histórico” desta cidade”.

 

Nota da Redação: O vereador Piruca não foi ouvido, porque na condição de presidente da mesa não vota. Verificadas as respostas dos entrevistados, conclui-se que o projeto deverá ser aprovado. Resta-nos torcer para que antes do Natal, a fonte volte a funcionar. 

 

 

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: