Nesta quarta-feira (24), os funcionários do Saae começarão a fazer uma manutenção nas manilhas de uma das adutoras de água, processo que prejudicará o abastecimento em toda a cidade.
O diretor do Saae, Paulo César Quintiliano, explica que as manilhas de concreto desta adutora já estão muito velhas e ocasionando muito desperdício de água. Paulo Quintiliano ainda conta que essas manilhas serão trocadas por outras de ferro fundido novas, o que implicará em uma redução de 10% no desperdício de água.
Esta manutenção ocorrerá nesta quarta e quinta-feira (24 e 25), mas, provavelmente, a falta de água na cidade se estenderá até o final de semana, então o diretor do Saae pede à população que economize água.
Os moradores devem evitar o desperdício com a lavação de passeios, casas, carros e outros, pois quem saíra perdendo é a própria população, que ficará sem água. Paulo Cesar ainda disse que o Saae estará disponibilizando caminhões pipas para poder amenizar o problema da população. Para solicitar os caminhões pipa é só ligar 195, telefone de plantão do Saae.

Falta de água atormenta moradores em vários bairros

Esta semana, a redação do portal Últimas Notícias e do jornal Nova Imprensa recebeu várias reclamações de que está ficando comum a falta de água nos finais de semana em alguns bairros, como Engenho de Serra, Cidade Nova, Santa Luzia e Alvorada, dentre outros.
Questionado pela redação se o motivo desta falta de água estaria relacionado com a manutenção da adutora, o diretor do Saae, Paulo César Quintiliano, disse que não e explicou que o problema de alguns bairros, como o Cidade Nova, é devido ao abastecimento por meio de um poço artesiano, então uma parte do bairro fica no nível da caixa de água e, muitas das vezes, não tem gravidade o suficiente para abastecer algumas casas, por isso foi instalada na caixa uma bomba buster, que se não solucionar o problema, no começo do ano de 2011, o Saae colocará uma caixa para abastecer apenas esta parte do bairro.
Já o problema do Alvorada e adjacências é que o Saae está testando o sistema da adutora instalada no bairro Alvorada, pois houve problemas com a bomba e, até hoje, não foi possível iniciar o funcionamento da adutora o que, segundo Paulo Quintiliano, está previsto para ocorrer no final deste mês.
Até lá, os moradores têm que contar com a boa vontade do Saae de mandar o caminhão pipa para abastecer as caixas de água. O problema é que nem os telefonemas estão sendo atendidos na autarquia para a população ter as caixas cheias.
Na reunião da Câmara Municipal desta segunda-feira (22), os vereadores Cid Corrêa/PR e Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB) disseram ter recebido diversas reclamações sobre a falta de água em vários bairros. Dr. Reginaldo comunicou que a deputada federal Jô Moraes/PCdoB se comprometeu a liberar uma emenda parlamentar de R$500 mil para trocar a barragem de captação de água bruta do Saae que, além de ser antiga, foi destruída pela enchente em 2008. Entretanto, essa emenda só deve ser liberada em 2011.

COMPATILHAR: