O Saae (Sistema Autônomo de Água e Esgoto) de Formiga está prestes a iniciar as obras de construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). A previsão é de que os trabalhos comecem neste mês, em um terreno de 45 mil metros quadrados, localizado no bairro Vargem Grande.
Na segunda-feira (2), o prefeito Moacir Ribeiro, o diretor da autarquia, Gonçalo de Faria, o secretário municipal de Obras, Paulo Cohen, e o chefe de gabinete, José Terra de Oliveira Júnior, reuniram-se com representantes da empresa Lamar Engenharia, no prédio da Caixa Econômica Federal, em Divinópolis. Na oportunidade, foi assinada a autorização da construção.
A obra está orçada em R$ 10.261.606,86 e deverá ser concluída em um ano e meio. O projeto inclui a instalação de quatro módulos de reatores, quatro aeradores, quatro decantadores secundários e oito leitos de secagem, totalizando 43.500 metros quadrados de construção.
Com a ETE em funcionamento, o Saae ficará responsável por toda a captação e a operação de tratamento do esgoto. De acordo com o gerente de manutenção, produção e operações do Saae, Cândido de Paula Filho, o projeto viabilizará também a recuperação dos rios Formiga e Mata Cavalo e seus afluentes. ?A construção da ETE permitirá promover a revitalização dos rios e está programado o desenvolvimento de um projeto socioambiental nos bairros formiguenses que abrangem os afluentes, para conscientização da população?, contou.
Outras frentes de trabalho
Com relação ao restante das obras de canalização do esgoto, a etapa iniciada pela Soenge em agosto, no bairro Engenho de Serra, já está concluída. Prefeitura e Caixa estão analisando quais serão as próximas frentes de trabalho que serão colocadas em prática pela empresa.

COMPATILHAR: