A direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) divulgou nessa quarta-feira (14), que o nível da barragem de captação de água está em queda acentuada e que a situação é preocupante devido a uma diminuição de 20 centímetros por dia.

O diretor do Saae, Ney Araújo informou que é preciso que toda a população de Formiga economize água. “Os produtores rurais localizados acima da captação também precisam ter consciência e diminuir a frequência de irrigação. Ou todos economizam ou vai faltar água novamente”, afirmou.  

Segundo o diretor, existem 78 produtores rurais naquela região e, devido ao calor, a irrigação foi intensificada, o que tem impactado no nível da barragem.

Ações do Saae

Após a seca do ano passado, a pior já registrada na cidade, o Saae tomou uma série de medidas para amenizar futuros problemas. Foram perfurados 13 poços artesianos, nas zonas urbana e rural, e um poço foi recuperado.

A autarquia eliminou vazamentos na própria sede e na rede de água, com a troca, inclusive, de 300 metros de adutora. Ainda para conter o desperdício, o Saae instalou três bolsões de vinil em reservatórios de água nos bairros. Foram reformadas cinco caixas d’água metálicas.

Duas novas caixas d’água de 200 mil litros foram adquiridas. Uma já foi instalada no bairro Nossa Senhora de Lourdes e outra está sendo colocada no Novo Horizonte. O bairro Cidade Nova também recebeu mais um reservatório e agora conta com dois. Foi comprado ainda um novo caminhão-pipa

Diversas campanhas de conscientização foram realizadas desde o ano passado, o que incluiu a instalação recentemente de faixas por toda a cidade.

Redação do Jornal Nova Imprensa Prefeitura de Formiga

COMPATILHAR: