A equipe de redação do Jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias percorreu esta semana o bairro Sagrado Coração de Jesus, pela décima terceira semana do especial ?Formiga de Bairro a Bairro?.
O Sagrado Coração é um dos melhores da cidade, pois fica muito perto do centro e, além disso, quase não tem problema de infraestrutura. O Sagrado Coração tem uma das melhores Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Formiga e também conta com um grande número de atrativos.
Os moradores têm o privilégio e se dizem satisfeitos de serem vizinhos do prefeito de Formiga, Aluísio Veloso/PT que, segundo o presidente da Associação de Moradores do bairro Sagrado Coração de Jesus, Altair Ribeiro, é muito participativo na comunidade e região.
Saúde
O presidente da associação conta que, antes, o Programa de Saúde da Família (PSF) do Sagrado Coração de Jesus atendia aos moradores do local e de bairros vizinhos. O PSF funcionava à rua Marechal Deodoro, mas, como era uma casa alugada, o proprietário pediu a desocupação do imóvel.
Então, o Executivo construiu uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na rua Rio de Janeiro, que foi recentemente inaugurada e que, segundo o presidente, atende muito bem à população do bairro Sagrado Coração de Jesus e também dos bairros São Luiz, Elza Dinorá, Esplanada do Castelo, Santa Tereza e outros. O presidente da associação ainda ressalta que o espaço físico do posto melhorou bastante, o atendimento ficou mais eficiente e o quadro de funcionário aumentou.
Segurança
Segundo o presidente da associação, o bairro já teve altos índices de violência, vandalismo e furtos, mas, atualmente, a criminalidade no local diminuiu bastante com a frequente movimentação das viaturas policiais pelas ruas.
Outro fator crucial que melhorou bastante a segurança do bairro foi a revitalização da praça do Cemitério do Santíssimo, pois, antes, o vandalismo, tráfico de drogas e prostituição na praça eram constantes. O presidente da associação conta que aquela praça era uma ?zorra?, pois era motocicleta fazendo proezas, blitz policial todo dia e outros problemas. O cemitério foi recentemente pintado para a inauguração da praça, mas, antes mesmo do evento, que foi marcado e remarcado e até hoje não aconteceu, a fachada do Cemitério do Santíssimo já estava pichada. Além disso, o local era usado como ponto de tráfico de drogas e ainda era comum alguns furtos em túmulos, o que melhorou bastante.
Infraestrutura
O Sagrado Coração de Jesus é bem privilegiado em relação à infraestrutura. Segundo o presidente da associação, o bairro tem alguns problemas, mas nada de maior relevância.
O maior problema é em relação ao trânsito, principalmente ao caos que é a avenida Abílio Machado, pois existem constantes engarrafamentos e acidentes nesta via. O presidente da associação acredita que, com o projeto de reestruturação de trânsito, que está sendo elaborado pela Prefeitura, este problema logo será sanado.
Esportes
O bairro Sagrado Coração de Jesus conta com uma quadra poliesportiva no Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (Cemap), os moradores utilizam o ?Campo do Macalé?, no bairro Bela Vista, e também a quadra do Centro Municipal de Educação Integral (Cemei). De acordo com o presidente do bairro, os jogos são divididos por categoria, desde a categoria de base até a melhor idade.
Atrativos
O bairro Sagrado Coração de Jesus tem vários atrativos, como o Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (Cemap), um local para os alunos com dificuldades de aprendizagem ou também com algum tipo de necessidades especiais. No Cemap também tem um auditório que, muitas das vezes, é utilizado pela Prefeitura para realizar algumas reuniões e eventos.
Também tem uma grande concentração de estabelecimentos comerciais na avenida Abílio Machado, o Cemitério do Santíssimo, que tem uma belíssima praça, recentemente revitalizada, e que abriga um chafariz, que ganhou destaque na mídia estadual como ?A fonte da vida eterna?.
O bairro também conta com uma emissora de rádio comunitária, que é a Rádio Realidade, a qual tem um papel muito importante no bairro, divulgando informações, notas de falecimento, reuniões da associação, programações das igrejas Sagrado Coração de Jesus e São Judas e vários outros assuntos. Também tem a banda de música Lira São José, que é em parceria com a Escola Municipal de Música Eunézimo Lima (Emmel). O grupo participa ativamente das atividades do bairro.
Tem várias festividades da Igreja Sagrado Coração de Jesus, como barraquinhas, festas juninas e outras. Ainda tem o famoso túmulo da Maria Rodrigues, que reúne uma grande quantidade de fiéis para rezarem e pedirem graças.
Associação de Moradores do bairro Sagrado Coração de Jesus
Segundo o presidente da associação de moradores, Altair Ribeiro, o que deixa a desejar no bairro é que a associação não tem sede própria, apesar de já ter o terreno para a construção, mas, infelizmente, não tem a previsão para quando a obra será feita. Enquanto a sede não é construída, os representantes da associação e os moradores se reúnem toda primeira quarta-feira de cada mês no Salão dos Vicentinos. Mesmo sem a sede própria, os moradores são bastante participativos.
O presidente da associação almeja muito que seja construída esta sede, pois ele deseja promover eventos focados na melhor idade, como danças, ginástica, inclusão digital, dentre outros. A associação também é muito representativa, sempre acolhe os moradores e também encaminha os problemas até os órgãos públicos.
Mensagem ao Legislativo e ao Executivo
O presidente da Associação de Moradores do bairro Sagrado Coração de Jesus, Altair Ribeiro, que também é Ouvidor Municipal, deixa o seguinte recado parabenizando o prefeito e moradores ?Em se tratando da administração do Executivo, falando em nome da associação, a gente tem que agradecer e muito, exatamente pelo que eu já disse, o prefeito tem dado muito apoio ao bairro e à região, nas melhorias do bairro na área de educação, área de saúde, esporte e mesmo no atendimento à população. A gente só tem a agradecer a administração pelo apoio dado ao bairro e região.
Quanto ao Legislativo, a gente fica assim até muito agradecido, pois, hoje, todo o diretório e a Câmara Municipal está fazendo acontecer essas reuniões da Câmara Itinerante, onde eu tive a oportunidade de participar da primeira, achei importante, teve uma participação muito boa no bairro Cidade Nova, onde o foco das reuniões é exatamente Legislativo e associações de bairros, onde buscam as reivindicações pelo Legislativo para que possa ser atendida pelo Executivo. Então, o poder Legislativo está de parabéns por realizar estas reuniões, as reuniões têm sido muito boas, isso é muito importante, pois, infelizmente, o cidadão não tem muito conhecimento do papel da Câmara na cidade, tirando, por exemplo, a participação do cidadão nas reuniões ordinárias da Câmara, tem pouca presença, mas, de certa forma, é um grande aliado da população e poucos também sabem que o poder Legislativo embasa muito seu trabalho voltado à população.?

COMPATILHAR: