A caixa-preta é o aparelho que grava informações de um voo, como sons, conversas, velocidade, altitude e condição climática. Localiza-se na parte traseira de um avião e é feita de material bem resistente, como aço e titânio, pois precisa resistir a desastres e incêndios, por exemplo.
Os dados gravados na caixa-preta de um avião ajudam na investigação caso ocorra algum desastre na aeronave. Embora seja conhecida como caixa-preta, na verdade o aparelho tem um tom chamativo de laranja de modo proposital para que seja encontrado em caso de acidente.
Resumo sobre caixa-preta
A caixa-preta de um avião é um aparelho que grava as informações de um voo.
O aparelho é aberto quando ocorre um acidente com o avião.
Na verdade, são duas caixas-pretas. Uma grava os sons e a outra conta com informações técnicas do voo, como velocidade e altitude.
A caixa-preta precisa ser feita de material super-resistente, como aço e titânio, para resistir a acidentes e incêndios.
Embora seja conhecida como caixa-preta, o aparelho é de uma cor especial conhecida como “laranja da aviação”.
A caixa-preta foi inventada, nos anos 1940, pelo cientista australiano David Warren.
Seu objetivo é ajudar na investigação de um acidente aeronáutico.
O que é a caixa-preta?
A caixa-preta é um aparelho localizado na parte traseira de um avião que guarda as informações das últimas duas horas ou 30 minutos de um voo. O dispositivo é aberto caso ocorra algum acidente ou desastre. Na verdade, a caixa-preta de um avião é composta por duas caixas, sendo que cada uma tem funções específicas. Veja abaixo:
Cockpit Voice Recorder (CVR): é uma caixa que grava as vozes da cabine de comando do avião. Esse aparelho também registra as conversas dos passageiros e os demais sons emitidos na aeronave.
Fligh Data Recorder (FDR): é uma caixa que grava informações fundamentais sobre o voo. A ferramenta registra dados das últimas 25 horas, tais como direção, velocidade e altitude do avião. O aparelho também disponibiliza as condições climáticas durante o voo.
De que é feita a caixa-preta do avião?
A caixa-preta do avião é feita com ligas de aço e titânio, considerados materiais bem resistentes. Sua composição precisa suportar forças superiores a 3400 G e variações de temperatura entre -60 ºC e 1100 ºC. Os materiais dos quais a caixa-preta é feita precisam ser fortes, duráveis e blindados a qualquer tipo de acontecimento, como choques, incêndios ou imersões.
Para que serve a caixa-preta?
A caixa-preta de um avião serve para registrar informações durante um voo; mas o aparelho somente grava os dados da última meia hora do voo. Confira abaixo as principais informações que a caixa-preta do avião guarda:
conversas dos tripulantes;
sons emitidos na aeronave;
velocidade do avião;
condições climáticas durante o voo;
altitude na qual se encontra a aeronave;
ajustes da potência;
variação da força G.
Caso ocorra algum acidente com o avião, a equipe de socorro também tem como missão encontrar a caixa-preta o mais rápido possível. Desse modo, podem ser coletados dados para a investigação.
Qual a cor da caixa-preta do avião?
A cor da caixa-preta do avião é um tipo de laranja especial, também chamado “laranja de aviação” ou “laranja internacional”. Essa cor é diferente, pois não existe na natureza. Os animais e plantas não têm essa cor. A caixa-preta do avião tem esse tom específico para que seja facilmente encontrada no meio dos destroços caso ocorra um acidente.
Como funciona a caixa-preta do avião?
A caixa-preta do avião funciona gravando os sons emitidos no voo por meio de sensores que estão localizados em vários pontos do avião. Esses dados ficam armazenados em um chip de memória. Caso ocorra algum acidente, a caixa-preta deve ser aberta e os registros e informações que se encontram no aparelho devem ser investigados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O Cenipa é um órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelas atividades de investigação de acidentes aeronáuticos civis e militares.
História da caixa-preta
A história da caixa-preta do avião está ligada ao cientista australiano David Warren, que inventou o primeiro gravador de som em um voo de avião em 1953. O inventor teve a ideia em um período no qual foram registrados diversos acidentes aéreos com os primeiros aviões comerciais a jato do mundo, chamados Comet. O cientista acreditou que ter um gravador durante os voos poderia ajudar a entender o motivo das tragédias.
David Warren e sua equipe desenvolveram um aparelho que gravava os sons durante os voos. O primeiro modelo foi criado em 1957. A Austrália foi o primeiro país em que se tornou obrigatório o uso da caixa-preta nos aviões, em 1960. Anos depois, o Ministério da Aviação da Grã-Bretanha avisou que o aparelho deveria ser disponibilizado em todos os aviões.
“Origem do nome caixa-preta
Inicialmente, quando foi criada a caixa-preta do avião, ela realmente tinha a cor preta. Na época, era chamada de black box, e o nome se tornou popular. Além disso, conforme afirmou o filho de David Warren em entrevista|1|, caixa-preta é um nome genérico da engenharia eletrônica.
Fonte: Brasil Escola