Em cima da mesa, a pilha de contas. Num bate-papo rápido, um chefe de família descobriu que a família terá um acréscimo no orçamento de R$ 700 nos meses de janeiro, fevereiro e março para pagar essas contas extras.
A família se precaveu. Guardou parte do 13º salário já prevendo essas contas, mas o que tem no banco não vai dar para quitar tudo. O jeito vai ser cortar sem dó. ?Parar de ir ao supermercado várias vezes, como eu faço. Vejo uma promoção e acabo gastando um pouco mais?, disse Elisabete Paschoal, auxiliar de enfermagem.
O economista Reinaldo Domingos divide as famílias em três tipos:
Família endividada
– Fazer planilha com gastos
– Parcelas
– Reduzir gastos
As famílias endividadas são aquelas que têm contas atrasadas e vão passar apertado com as despesas de começo de ano. Não tem jeito. Essas podem começar fazendo uma planilha, estipulando parcelamentos e estabelecendo redução de gastos até acertar as contas.
Família equilibrada
– Parcelar contas de começo do ano
– Economizar para emergências
As equilibradas são as famílias que não tem dívidas, mas também não tem sobras. Para elas, a solução é parcelar as contas desse início de 2010, pagar aos poucos e começar uma reserva para emergências.
Famílias investidoras
– Pagar à vista
Para as investidoras, que são as pessoas que já contam com uma poupança para emergências, o melhor é pagar tudo à vista e depois, refazer o caixa de reservas…
Elisabete e Marcos são do tipo equilibrado. Mesmo assim terão de fazer ajustes para continuar no azul em 2010. ?Ta meio apertado, mas com um esforcinho, uma redução a gente vai conseguir, com certeza?, diz Elisabete.
Para quem faz planos para 2010, o economista Reinaldo Domingos dá um conselho. ?Saber o que querem para 2010, quais são os objetivos, quais são os sonhos. Quando custa cada sonho? Para você realizar sonhos, você precisa cortar gastos?.

COMPATILHAR: