Em cima da mesa, a pilha de contas. Num bate-papo rápido, um chefe de família descobriu que a família terá um acréscimo no orçamento de R$ 700 nos meses de janeiro, fevereiro e março para pagar essas contas extras.
A família se precaveu. Guardou parte do 13º salário já prevendo essas contas, mas o que tem no banco não vai dar para quitar tudo. O jeito vai ser cortar sem dó. ?Parar de ir ao supermercado várias vezes, como eu faço. Vejo uma promoção e acabo gastando um pouco mais?, disse Elisabete Paschoal, auxiliar de enfermagem.
O economista Reinaldo Domingos divide as famílias em três tipos:
Família endividada
– Fazer planilha com gastos
– Parcelas
– Reduzir gastos
As famílias endividadas são aquelas que têm contas atrasadas e vão passar apertado com as despesas de começo de ano. Não tem jeito. Essas podem começar fazendo uma planilha, estipulando parcelamentos e estabelecendo redução de gastos até acertar as contas.
Família equilibrada
– Parcelar contas de começo do ano
– Economizar para emergências
As equilibradas são as famílias que não tem dívidas, mas também não tem sobras. Para elas, a solução é parcelar as contas desse início de 2010, pagar aos poucos e começar uma reserva para emergências.
Famílias investidoras
– Pagar à vista
Para as investidoras, que são as pessoas que já contam com uma poupança para emergências, o melhor é pagar tudo à vista e depois, refazer o caixa de reservas…
Elisabete e Marcos são do tipo equilibrado. Mesmo assim terão de fazer ajustes para continuar no azul em 2010. ?Ta meio apertado, mas com um esforcinho, uma redução a gente vai conseguir, com certeza?, diz Elisabete.
Para quem faz planos para 2010, o economista Reinaldo Domingos dá um conselho. ?Saber o que querem para 2010, quais são os objetivos, quais são os sonhos. Quando custa cada sonho? Para você realizar sonhos, você precisa cortar gastos?.
Saiba como se organizar para pagar as despesas
Começa o ano, começam as despesas. Tem material escolar, uniforme, IPTU, IPVA, viagem...