Você sabe onde está a melhor oportunidade de emprego? Qual o setor da economia vai oferecer mais vagas, este ano? A melhor hora de procurar é agora. Vai ser um ano bom para quem procura trabalho.
Aquela ideia de que ano no Brasil só começa depois do carnaval não deve convencer quem está desempregado.
?As empresas no Brasil têm o ano fiscal que se inicia em janeiro. Isso quer dizer: novos orçamentos, capital, oportunidade de crescimento na própria empresa. Isso engloba, inclusive, contratação e aquisição de novos profissionais, novos conhecimentos para essa organização poder se desenvolver durante o ano?, explica o gerente de atendimento do Catho Online Lúcio Tezotto.
Nos classificados online, existem mais de 183 mil vagas disponíveis, principalmente para as áreas: comercial e vendas, administração, telemarketing e informática.
O cenário no primeiro trimestre de 2010 é otimista, segundo um levantamento feito com mil empregadores brasileiros por uma das maiores empresas de recursos humanos do mundo.
A expectativa de emprego no Brasil está em 31%, dez pontos percentuais acima do resultado do último trimestre (21%). A construção civil é o setor que deve oferecer mais empregos neste início de ano, de acordo com a pesquisa. A expectativa de contratação de funcionários subiu de 7% registrados nos últimos três meses do ano passado, para 46% no primeiro trimestre deste ano.
Para o economista Carlos Stempniewski, obras públicas como de infraestrutura em portos e aeroportos e estradas devem impulsionar o setor. São investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
?Agora esse ano, um ano de eleição e com o aprendizado desses dois últimos anos, espera-se que deslanche bastante. R$ 30 bilhões dá para chegar muito próximo daquele 1,2, milhão, 1,3 milhão de novos empregos que o governo pretende criar ao longo de todo esse ano?, calcula Carlos Stempniewski.
Especialistas em recursos humanos dão uma dica: inscreva-se em sites de grandes empresas. Essa é uma ferramenta que tem sido cada vez mais usada pelas empresas para contratar. Outra opção, sempre procurada: concursos públicos. Este ano devem ser oferecidas mais de 20 mil vagas no primeiro trimestre.

COMPATILHAR: