Desde sexta-feira (19), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está oferecendo transporte aéreo para pacientes de Araxá que precisem de atendimento de maior complexidade que não são oferecidos no município.

De acordo com a Prefeitura de Araxá, o serviço, feito via Consórcio Regional da Triângulo Sul, que atende 27 cidades, realizou as primeiras transferências de pacientes na sexta-feira.

A Secretária de Saúde do município, Diane Dutra, revelou que o helicóptero foi comprado pelo Governo Federal e será mentido pelo Governo Estadual. Já a equipe responsável pelo atendimento, composta por médicos, enfermeiros, um comandante e um bombeiro, será custeada pelas Prefeituras.

“É uma conquista enorme, a gente vai só melhorando a nossa assistência, será muito bom para salvarmos vidas”, disse a secretária.

Segundo a Prefeitura, o consórcio atenderá pelo programa Sistema Único de Saúde (SUS) Fácil. Os embarques dos pacientes serão feitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), local aprovado para o pouso da aeronave.

O diretor técnico da UPA de Araxá, Carlos Heráclito Doga, apontou que o transporte aéreo de pacientes será feito para pessoas em estado grave.

“É mais uma conquista importantíssima, uma ferramenta que vem para complementar. O que não pode ser feito aqui no município, conseguimos de maneira bem rápida levar o paciente até o centro mais próximo de acordo com a Regulação de Referência”, contou.

 

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: