As atividades da “Semana do Samu sem Trotes” teve início nessa segunda-feira (21), em Divinópolis. A ação foi instituída no calendário municipal por meio de um projeto de lei aprovado em novembro do ano passado, na Câmara Municipal.

As ações se baseiam em palestras, demonstrações de atendimentos e da ambulância. A primeira escola que recebeu o projeto foi o Centro Técnico Pedagógico (Cetepe).

A Semana do Samu sem Trotes segue até sexta-feira (25) e a cada dia as ações serão realizadas em uma escola diferente. Na segunda-feira (28) haverá o encerramento do projeto com um evento no plenário da Câmara, onde estarão presentes os cinco diretores das escolas envolvidas, o coordenador do Samu, José Marcio Zanardi, o autor do projeto de lei, o vereador Raimundo Nonato, bem como outros representantes do legislativo e estudantes das escolas envolvidas.

 A ação visa conscientizar a população por meio dos estudantes, sobre a importância de não ocorrerem trotes no Samu, que desde sua inauguração tem mais de 22% das ligações consideradas trotes. “O que me motivou a criar esse projeto de lei foi justamente o número alarmante de trotes recebidos no Samu na primeira semana de atuação. Desde então, começamos a pensar em algo que pudesse minimizar esta prática e chegamos à conclusão de que uma ação de conscientização e educativa, seria a melhor opção”, disse o vereador Raimundo Nonato.

Para o coordenador do Samu, o projeto é mais uma ferramenta importante no combate aos trotes. “Agradecemos a iniciativa do vereador Raimundo Nonato e aos demais vereadores da Câmara, pela aprovação. Certamente esta campanha ajudará a esclarecer à população sobre a importância e funcionamento do Samu, com a expectativa de que o número de trotes diminuirá cada vez mais com essa conscientização”, ressaltou.

O diretor da Escola do Legislativo, Roberto Franklin comemorou o primeiro dia e agradeceu o empenho de toda equipe na realização das atividades. “Tivemos hoje o primeiro dia e foi um sucesso total, onde contamos com a interação e participação dos alunos e também professores. A equipe do Samu fez apresentações, explicando acima de tudo, a importância de não praticar trotes. O projeto mostra que o poder legislativo está atuando para evitar estes transtornos na saúde municipal”, relatou.

 

Fonte: Samu ||

COMPATILHAR: