O projeto Semáforo da Segurança é uma ferramenta criada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Santa Casa de Caridade de Formiga. O objetivo é indicar o Índice de Prevenção de Acidentes do Trabalho em cada setor da instituição.

Rosângela Fernandes Silva, técnica de segurança do trabalho do hospital destaca que o Semáforo da Segurança funciona como um indicador para os funcionários dos setores saberem como está o comportamento no que diz respeito à segurança no trabalho, além de criar e despertar a cultura da prevenção. No final do ano, o SESMT, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e a administração do hospital, irá “reconhecer” os setores que tiveram acidente “zero”.

No decorrer do ano, o setor que indicar reincidência de acidente ou dois acidentes no mesmo mês, consequentemente, vai passar por uma auditoria interna pelo SESMT e a coordenação do setor para que sejam avaliadas e tratadas as causas dos incidentes e/ou acidentes.

“Qualquer acidente dentro do ambiente de trabalho deve ser imediatamente comunicado ao SESMT para que as devidas providências sejam tomadas. Porém, a nossa meta é comemorar os acidentes evitados”, destacou a técnica de segurança do trabalho.

 

Fonte: Assessoria Santa Casa||

Comentários