Há mais de um século presente em Formiga, a Santa Casa de Caridade dá início a uma de suas mais importantes obras, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
No dia 31 de outubro, a equipe da empresa Lacosta Engenharia, de Nova Era/MG, responsável pelas obras do Hospital, iniciaram o trabalho de construção da UTI.
De acordo com o responsável pelos trabalhos, Nilson Sipriano, em um primeiro momento será realizada a locação da obra, a marcação dos gabaritos e a medição do nível e dos pontos da construção. As futuras instalações da Unidade de Terapia Intensiva terão, aproximadamente, 200 metros quadrados, e contará com dez leitos e capacidade de atender pacientes de Formiga e região.
Com a UTI, a Santa Casa de Formiga poderá realizar atendimentos mais complexos, gerando um aumento na demanda de pacientes para a entidade.
Recursos
O deputado federal Jaime Martins/PR destinou, por meio de emenda parlamentar, recursos na ordem de R$ 1,2 milhão para a aquisição de equipamentos e custeio da UTI.
Em maio deste ano, Jaime Martins, o vereador Cid Corrêa/PR e o provedor da Santa Casa de Caridade de Formiga, Geraldo Magela Couto, estiveram na sede do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, em Belo Horizonte. O assunto debatido com o secretário Nacional de Atendimento à Saúde, Helvécio Guimarães, foi a construção de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Formiga.
Geraldo Couto explicou que a nova UTI atenderá Formiga e outros municípios da região. ?A emenda foi feita pelo deputado Jaiminho Martins, que realmente tem sido um parceiro da Santa Casa, bem como o vereador Cid Corrêa, que tem nos ajudado a desenvolver esse trabalho. É uma parceria extremamente importante e, com certeza, nós vamos atingir o pleito e atender à comunidade de Formiga e da microrregião?, ressaltou o provedor.
O vereador Cid Corrêa agradeceu ao empenho de Jaiminho Martins em atender uma reivindicação que, segundo ele, era um pleito antigo de Formiga. ?O deputado tinha conhecimento da situação precária da saúde no município e a atuação dele foi importante para que pudéssemos dar o pontapé inicial nesse projeto?.
De acordo com o deputado Jaime Martins, a demanda de Formiga foi atendida e, concluídos os tramites para a liberação dos recursos, as obras serão executadas. ?O doutor Helvécio se comprometeu a liberar as emendas que nós apresentamos para a saúde da região Centro-Oeste. Com certeza, demos um passo muito grande hoje para alcançar esses objetivos e fortalecer a rede de saúde da região?, afirmou.

COMPATILHAR: