Na segunda-feira (22), foi realizada a primeira tomografia na Santa Casa de Caridade. O exame foi feito em uma paciente interna pelo SUS no hospital.
No período de 22 a 26 de fevereiro, das 8h às 17h30, uma representante da Siemens ministrou um treinamento aos técnicos em radiologia do hospital, Juliano César Dias e Marcelina Gianasi Lobato. Os médicos Roberto Márcio Peixoto, radiologista, e Hugo Sérgio Lemos, neurologista, também acompanharam os encontros.
De acordo com o técnico Juliano César, nesta fase, os exames serão realizados para calibração e padronização do aparelho, explica.
Exames
Os exames serão feitos por técnicos, profissionais qualificados em radiologia, devidamente treinados, e os laudos serão emitidos por médicos radiologista e neurologista. Durante os procedimentos, os pacientes contarão com o acompanhamento de uma equipe médica e de enfermagem especializada.
Segundo os técnicos em radiologia da Santa Casa, com esta nova aquisição, a entidade garante ainda mais qualidade no atendimento prestado aos usuários, além de facilitar o trabalho do corpo clínico. ?O aparelho de tomografia irá auxiliar os médicos nos diagnósticos, agilizar na decisão quanto aos possíveis procedimentos a serem tomados em relação ao paciente e, acima de tudo, facilitar o acesso da população ao exame, que, antes, poderia ser feito somente em outros municípios da região?.
Tomógrafo
O aparelho de tomografia chegou à Santa Casa em 2009. Importado da Alemanha, o equipamento custou 225 mil dólares e foi comprado com recursos próprios da Instituição, em parceria com a Prefeitura Municipal de Formiga.
O equipamento ficará em uma sala específica, no centro de diagnóstico por imagem Dr. Ferreira Pires, local onde está instalado um aparelho de raios-x telecomandado, de custo mais elevado que o tomógrafo, e que foi totalmente remodelado, obedecendo todas as normas da Vigilância Sanitária. Atualmente, funcionam neste setor tomografia, raios-x e ultrassom. Porém, há um projeto institucional que, futuramente, oferecerá também mamografia e ressonância magnética.
A inauguração do centro de diagnóstico por imagem Doutor. Ferreira Pires está prevista para a primeira quinzena de março. Assim que a marcação dos exames estiver liberada, a Santa Casa divulgará à comunidade.

COMPATILHAR: