A Secretaria de Cultura está de malas prontas, ou melhor, de caixas enfileiradas de objetos guardados para serem levadas para o novo endereço, na Casa do Engenheiro, localizada no bairro Santa Tereza, no Cristo.
Segundo a secretária de Cultura, Maria Andrada, alguns móveis e objetos já haviam sido levados para o novo imóvel, mas para concluir a mudança era necessário esperar a instalação de vidros nas janelas. A expectativa era que o vidraceiro terminasse o serviço ainda na quinta-feira (25).
O imóvel se chamará Centro Cultural Casa do Engenheiro e abrigará a Secretaria de Cultura, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e ainda terá um espaço para exposições temporárias.
Maria Andrada disse que a estrutura do imóvel foi mantida, sendo necessário recompor portas e janelas, refazer a cozinha e os banheiros e criar uma entrada de acessibilidade. Segundo ela, a pintura original foi mantida e a reforma e a restauração foram realizadas por engenheiros e arquiteto que seguiram a orientação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).
O terreno onde está localizada a Casa do Engenheiro tem 200 m² e o imóvel tem 17 cômodos, segundo informou a secretária. A estrutura do imóvel é de uma casa, por onde passaram famílias de engenheiro, e será adaptada às necessidades de um órgão público.
Devido às chuvas, o imóvel sofreu com a infiltração e, por isso, a pintura externa e alguns detalhes na pintura interna serão refeitas. De acordo com Maria Andrada, até uma manta asfáltica já foi colocada no telhado para impedir a infiltração.
Conforme relatou a secretária, a Casa do Engenheiro foi adquirida no governo do então prefeito Juarez Carvalho/PP para ser utilizada como um bem cultural. Quando o prefeito Aluísio Veloso/PT assumiu o governo, em 2006, ele deu início às reformas que se estenderam ao longo desses anos devido à falta de recursos financeiros. O prefeito foi disponibilizando recursos para a reforma de pouco a pouco e só em 2011 e 2012 é que foi possível intensificar a reforma no imóvel. Primeiramente, Aluísio Veloso priorizou as reformas mais urgentes na Escola Municipal de Artes Maestro Zezinho (Emart) e na Escola de Música Eunésimo Lima (Emmel).
A partir da próxima semana, o Centro Cultural Casa do Engenheiro funcionará normalmente, ainda que seja necessário fazer alguns ajustes no local, como explicou a secretária. O horário de atendimento ao público é das 8h às 18h.

COMPATILHAR: