Para finalizar o mês de março, na quinta-feira (31), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano concluiu diversas atividades extremamente relevantes para o desenvolvimento do município, dentre elas:

O dia começou com a equipe do Cadastro Único realizando o recadastramento dos idosos que participam das atividades do Centro de Convivência do Idoso. O cadastramento e recadastramento dos idosos ao Cadastro Único é de extrema importância para que seja identificado e caracterizado o perfil de cada idoso em relação às suas condições socioeconômica e sociofamiliar e assim sejam traçadas as melhores atividades e acompanhamento social ao idoso e sua família.

Em seguida, a equipe do Banco Municipal de Alimentos reuniu com profissionais do município de Nova Lima/MG para traçar estratégias em relação a execução e ao desenvolvimento da política de segurança alimentar e nutricional, tendo em vista que o município de Nova Lima está em processo de implantação de um Banco de Alimentos e por isso buscaram informações sobre as boas práticas do equipamento, tendo em vista que o Banco de Alimentos de Formiga é referência e tem atingido diversas regiões do Estado de Minas.

Como forma de fortalecer a rede de serviços no município, os assistentes sociais e psicólogos sociais dos CRAS se reuniram com a assistente social do INSS Agência Formiga, Daniele Basílio, para discutirem o andamento dos serviços e benefícios previdenciários, assim como alinharem possíveis mecanismos de articulação entre os órgãos públicos para agilidade nas informações e procedimentos realizados com os cidadãos. Na oportunidade, foram sanadas diversas dúvidas dos profissionais, sobretudo em relação ao BPC (Benefício de Prestação Continuada) e foram apresentadas as principais dificuldades no andamento dos processos previdenciários tanto no âmbito do INSS quanto do município.

Na quinta-feira (31), foi o dia de início dos grupos do PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), serviço exclusivo do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Na oportunidade, o Sargento Francisco e a Cabo Ana estiveram presentes para participar do início das atividades. Os grupos do PAEFI tem como objetivo atender e fortalecer a família no seu papel de proteção; incluir a família no sistema de proteção social e nos serviços públicos; contribuir para acabar com as violações de direitos na família; e prevenir a reincidência de violações de direitos

Para finalizar o dia, no período noturno, o Secretário de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, acompanhou o trabalho técnico social que está sendo realizado no Residencial Geraldo Veloso desde 2021. Na quinta-feira (31) foi ministrado um workshop pela equipe técnica do SEBRAE cujo tema foi “Simplificando as finanças”. O público alvo do workshop foram os membros da “Associação de Costureiras do Geraldo Veloso”, a qual está em fase de fundação, sob orientação e acompanhamento da empresa CIVITAS, responsável pela execução do trabalho técnico social.

Já na manhã desta sexta-feira (1), a equipe da gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, juntamente com a equipe da Residência Inclusiva e do setor de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde reuniram-se para discutir mais uma vez a política de assistência social e a política de saúde mental no município, sobretudo o andamento dos serviços da Residência Inclusiva e atendimento aos acolhidos de forma multidisciplinar.

 

 

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Humano

COMPATILHAR: