A Secretaria Municipal de Educação e Esportes, visando garantir a satisfação, qualidade e o padrão de excelência no ensino das unidades da rede municipal, lançou o Exame Municipal de Avaliação Diagnóstica (Emad).

O evento ocorreu na noite dessa quarta-feira (27), no plenário da Câmara Municipal, e contou com a participação do prefeito Eugênio Vilela, do vice-prefeito e secretário de Educação e Esportes, Cid Corrêa e de funcionários da pasta.

   De acordo com Cid, o exame tem um importante papel no aspecto preventivo, pois, ao conhecer as dificuldades dos alunos, é possível prever as reais necessidades deles e trabalhar em prol do atendimento.

  Através desta avaliação, que será aplicada na Pré-Escola até o 9º ano, será possível avaliar as competências e habilidades assimiladas pelos alunos da rede municipal e assim identificar, analisar, as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no processo de ensino e de aprendizagem.

A avaliação será inserida no planejamento pedagógico das escolas durante todo o ano, não ficando restrita apenas ao início das atividades letivas.

O trabalho permitirá identificar os pontos fortes e fracos de cada aluno, permitindo a partir daí determinar o modo de ensino mais adequado. O Setor Pedagógico acredita que uma avaliação diagnóstica realizada periodicamente pode fazer toda a diferença para obtenção de melhores resultados no processo de aprendizagem dos componentes curriculares.

A Secretaria de Educação acredita que os resultados obtidos em cada avaliação podem auxiliar a rede bem como as unidades escolares, a planejar intervenções pontuais, propondo procedimentos que levem os alunos a atingir novos patamares de conhecimento. Ou seja, esses resultados servem para explorar, identificar, adaptar e predizer acerca das competências e aprendizagens dos alunos.

COMPATILHAR: