Um dispositivo para diagnóstico e tratamento de câncer de pele desenvolvido por um grupo de pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (SP) pode ser implementado no Sistema Único de Saúde (SUS).

O procedimento já está disponível na rede privada de saúde e está em processo de avaliação para ser oferecida na rede pública. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) abriu uma consulta pública para que população, profissionais de saúde e pesquisadores votem sobre inclusão do protocolo de atendimento. A consulta vai até 16 de dezembro.

Acesse abaixo os formulários para votar

O relatório com informações sobre o projeto está disponível no site da Conitec.

Procedimento

Chamado de Terapia Fotodinâmica (TFD), o procedimento desenvolvido no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) é uma nova forma de tratar câncer de pele não melanoma, em que há a formação de tumores na pele.

O dispositivo utiliza uma fonte de laser que, em contato com uma substância fotossensibilizante, induz a morte das células doentes e é eficiente na eliminação de tumores iniciais.

Parecer do SUS

No relatório da Conitec consta que, atualmente, não há Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDT) do Ministério da Saúde para o tratamento no SUS desse tipo de lesão na pele. A comissão informou, porém, que os pacientes são tratados nos estabelecimentos de saúde de acordo com a gravidade da doença.

A comissão recomendou, inicialmente, a não incorporação do tratamento desenvolvido na USP. No relatório, a Conitec informou que o plenário considerou que as evidências de segurança e eficácia apresentadas foram incertos, comparado com a cirurgia convencional.

O tema foi discutido durante a 82ª reunião ordinária da comissão, realizada em 9 e 10 de outubro.

 

Fonte: Matéria do G1||https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2019/11/27/tratamento-para-cancer-de-pele-desenvolvido-na-usp-de-sao-carlos-e-avaliado-para-ser-incluido-no-sus.ghtml
COMPATILHAR: