Com intuito de conscientizar a população sobre a necessidade de exigir a nota fiscal ou cupom fiscal no ato das compras e os proprietários de veículos automotores de pagarem em dia o IPVA, foi realizada na tarde desta terça-feira (17) por alguns funcionários da Secretaria de Fazenda Estadual uma blitz educativa no semáforo da rua Bernardes de Faria.
Segundo a chefe local da Secretaria, Rosária de Morais, a blitz é importante, pois ensina a população a exigir seus direitos (nota ou cupom fiscal). Estes documentos são a única garantia da compra de qualquer produto em caso de defeito ou troca da mercadoria. O valor arrecadado com as notas, futuramente será aplicado nas mais diversas áreas como educação, saúde, esporte, infraestrutura, entre outras.
O mesmo ocorre com o IPVA, que após recolhido, 50% é devolvido aos cofres do município para as mais diversas aplicações.
Para muitos, o montante arrecadado com o IPVA só é utilizado na manutenção de estradas, o que não é verdade. O que é arrecadado com o IPVA também é destinado à várias outras áreas.
Rosária salientou que apesar de estarmos em 2009, ainda existem vários proprietários de veículos que sequer pagaram o IPVA do ano passado.
Caso este proprietário ou condutor for pego em uma blitz policial ou se envolver em algum acidente, seu prejuízo será muito maior. Além da multa e juros do imposto atrasado ainda haverá a multa e perda de pontos na CNH pelo atraso no pagamento do IPVA

COMPATILHAR: