Com o objetivo de reduzir os focos do mosquito transmissor da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Córrego Fundo realizará, na quarta-feira (10), uma mobilização para recolher recipientes e materiais que possam acumular água.
Para tanto, o caminhão da coleta de lixo passará, pelas ruas de Córrego Fundo de Cima, a partir das 8h, e no Trevo e Córrego Fundo de Baixo, por volta das 12h.
O propósito é mobilizar a comunidade em torno da necessidade de conter a proliferação do mosquito e, desse modo, evitar a ocorrência da grave doença que ele transmite. ?Ao envolver a população neste mutirão, esperamos conscientizá-la sobre a necessidade de manter o quintal e os lotes limpos e sem utensílios que possam manter água parada. Com isso, teremos uma continuidade dessa importante ação que pode salvar muitas vidas?, afirma Danilo Faria Leal, coordenador de Atenção/Epidemiologia.
A participação da comunidade
Em 2013, ainda não há confirmação de pessoas que estejam ou tiveram a doença em Córrego Fundo. Porém, a secretaria registrou sete notificações de suspeita de dengue. Ainda que não haja certeza sobre a ocorrência desse problema de saúde, neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde procura envolver a comunidade no combate ao aedes Aegypti, nome científico do mosquito transmissor da dengue. Além do recolhimento do material, a secretaria estenderá a campanha às escolas municipais.
Desse modo, será sugerido aos professores abordar a importância da prevenção da doença e desenvolver atividade que convide o aluno a relatar como foi a coleta dos recipientes e materiais em sua casa. O intuito é de promover maior conscientização dos filhos e o envolvimento de toda a família nesta campanha.

COMPATILHAR: