O Dia Mundial da Amamentação será comemorado neste sábado (1º). Durante todo o ano, a Secretaria de Saúde em Formiga promove palestras sobre a importância do ato de amamentar. Todas as sextas-feiras há uma reunião com as gestantes, os pais e os avôs do futuro bebê.
Nesses encontros são abordados: a saúde da gestante, cuidados com o corpo da mãe e com o bebê, como, por exemplo: banho, curativo umbilical, dentição, além de a gestante e o marido visitarem a Maternidade da Santa Casa de Caridade de Formiga, para que conheçam o ambiente.
O trabalho desenvolvido com as gestantes é de responsabilidade da coordenadora do Centro Municipal de Atendimento à Mulher (Cemam), Berenice Penha Faria Almeida. Ela explica que, durante as reuniões, a gestante recebe informações científicas de forma simples, esclarecendo alguns mitos.
Segundo Berenice Penha, nos encontros são distribuídas cartilhas com todos os assuntos abordados. ?Quando a mãe se sente confortada e a criança abocanha a mama de forma correta, e ainda o contato pele com pele, aumenta-se o sentimento entre mãe e filho?.
A coordenadora ressalta também que ?o leite é o melhor alimento para o bebê e quanto mais tempo a mãe amamentar, melhor para o seu filho, que se desenvolverá com mais saúde. Amamentar é um ato de amor?.
O aleitamento materno na primeira hora de vida é extremamente importante. O colostro (leite ainda em formação, mas rico em anticorpos) é responsável pela imunização da criança e aumenta a capacidade de proteção contra infecções, principal causa da mortalidade de recém-nascidos. Depois disso, a primeira mamada também estimula a produção do leite materno e agiliza a liberação do hormônio ocitocina, que induz as contrações do útero e evita hemorragias pós-parto.

COMPATILHAR: