Uma ótima notícia. O índice de mortalidade infantil do Município de Formiga, segundo dados da Vigilância Epidemiológica caiu nos últimos cinco anos caiu de 8,66% para 5,58% em 2008. Levando em consideração os últimos 5 anos, este índice é muito significativo.
Em 2004, o índice era de 8,66%, já em 2005 aumentou para 10,54%, tendo em 2006 a maior alta dos últimos anos, chegando a 15,30%. De 2007 para cá os números começaram a cair consideravelmente alcançando apenas 6,69% e em 2008 o índice chegou a sua menor marca: 5,58%.
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Castro, ao analisar os resultados atribuiu esta a conquista a vários fatores e políticas públicas dos últimos 6 anos, que tiveram impacto positivo na vida da população, como melhoria na atenção as gestantes.
Outro fator que contribuiu e muito para este índice, de acordo com pesquisas do Ministério da Saúde é a ampliação da cobertura vacinal pelo Programa de Saúde da Família (PSF), comprovada pela pesquisa ?Avaliação do Impacto da Estratégia da Família Sobre a Mortalidade Infantil. Nos últimos anos, de acordo com a pesquisa, a cada 10% de aumento na cobertura populacional do Programa, a taxa de mortalidade infantil reduziu em média 4,6%. Deve-se levar em consideração ainda o saneamento básico e maior acesso à água potável.
Em Formiga, a redução do índice, é construída por diversas causas. E uma delas, segundo Arson Cruz, é o trabalho dos 16 PSFs, aonde trabalha-se com a pesquisa de risco. Isto resulta em maior facilidade e acompanhamento, como o acesso ao pré-natal e a vacinação infantil.

COMPATILHAR: