A Secretaria Municipal de Saúde está na reta final de instalação de prontuários eletrônicos nas 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Formiga.

Cada um dos postos recebeu computadores e impressoras (recepção, pré-consulta, sala do médico, dentista e enfermaria) para o manuseio e funcionamento dos prontuários, que fazem parte do sistema e-SUS AB, portal do Departamento da Atenção Básica do Governo Federal. Eles são gerenciados pelo Setor de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Saúde.

Os servidores responsáveis pelo setor de TI são o supervisor Silvair Geraldo da Silva e o encarregado de auxílio à tecnologia de informação, Geraldo André da Silva Alves.

De acordo com Silvair, a instalação dos prontuários eletrônicos começou em outubro do ano passado. “Os computadores foram comprados em junho e, assim que chegaram, iniciamos a distribuição deles nos postos. A UBS do Geraldo Veloso ainda não está com os computadores no sistema porque a parte de rede ainda não ficou pronta, mas em breve resolveremos isso. No entanto, todos os outros postos estão operando normalmente com o sistema”, explicou.

Com os prontuários eletrônicos, as equipes das UBS’s têm acesso a todo o histórico de saúde do paciente, agendam atendimento médico e emitem receitas e pedidos de exames.

Silvair ressaltou a importância deste sistema para a saúde pública em Formiga. “Antes, as equipes tinham que fazer todo este trabalho em papel, registrar toda a produção do médico. Agora, o atendimento médico já é lançado no sistema, onde fica armazenado, e o serviço ficou mais ágil. Além disso, se um paciente pertence a uma unidade e mudou de bairro, seu histórico pode ser acessado por outro posto o qual passará ser atendimento”.

As informações dos prontuários eletrônicos estão todas interligadas e concentradas em um servidor do Setor de TI da Secretaria de Saúde. Os dados registrados pelas equipes nas UBS’s são transmitidos diariamente para o Ministério da Saúde. Silvair contou que essa transferência de dados em tempo real é uma forma de o Governo Federal saber como está a saúde em Formiga.

Nos postos

A enfermeira da UBS do Rosário, Flávia Salviano da Silva, elogiou o prontuário que começou a funcionar no posto em novembro do ano passado. “É um excelente meio de registro, porque permite que visualizemos os atendimentos realizados em toda rede. É uma forma de ajudar o meio ambiente também, já que substitui o papel, que é dispendioso, ocupa espaço e pode estragar ou extraviar.”

A médica da UBS do Rosário II, Ana Karina Lara Amim, afirmou que o prontuário eletrônico é ótimo. “Ficou muito mais fácil o meu trabalho, porque muitas vezes atendi pacientes que não sabiam me explicar o seu histórico de saúde. Agora, tenho essas informações no sistema, que me auxiliam muito a cuidar do paciente. Além disso, tenho a praticidade da impressão das receitas médicas.”

A enfermeira Maria Inês Macedo Couto, da UBS do Centro, informou que o prontuário funciona há quatro meses no posto e é muito útil. “É uma forma de aperfeiçoar os registros clínicos dos usuários do serviço de saúde e garantir mais segurança tanto para a equipe quanto para o paciente. Ele é muito vantajoso, porque promove o compartilhamento do histórico de saúde dos pacientes e facilita o acesso às informações”, explicou.

(Foto: divulgação Prefeitura de Formiga)

 

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: