A cidade de Formiga permanece em estado de alerta epidemiológico para a dengue, uma vez que casos suspeitos da doença continuam sendo notificados, confirmando o que a Secretaria de Estado vem alertando sobre um número relevante de casos previstos para este ano.
Para o combate à dengue, a metodologia que mais tem se mostrado eficaz é a mobilização da comunidade, que deve adotar todas as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde. Seguindo essa linha de raciocínio as atividades do nosso município no enfrentamento à doença, estão sendo planejadas e executadas.
Abaixo um relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde com as atividades realizadas na cidade durante a 4ª semana epidemiológica de 2011, que foi de 23 a 29 de janeiro.
Foram notificados nove casos suspeitos de dengue nos bairros: Água Vermelha, Alvorada, Bela Vista, Nossa Senhora de Lourdes, Santo Antônio, Santa Luzia e zona rural de Rodrigues.
As atividades de visita domiciliar e orientação aos usuários perfizeram um total de 4910 casas visitadas pelos agentes de endemias.
No dia 25 membros da Equipe de Educação em Saúde, reuniram-se com as equipes de saúde das ESF (Estratégia de Saúde da Família) dos bairros Água Vermelha, do Alvorada, do Diego Souto e do Rosário para avaliar resultados do check-list de combate à dengue realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde e, a partir daí, discutir estratégias de enfrentamento à doença de acordo com a realidade de cada unidade de saúde.
No dia 26, por meio de uma parceria entre o Cras I, o Serviço de Controle de Endemias e o Banco de Alimentos foi desenvolvida a Troca Ambiental no Cras I, quando cada 10 recipientes recicláveis arrecadados, eram trocados por 300 gramas de mel em sachê. Os materiais arrecadados foram doados à Transformare.
No dia 28 jovens rotarianos pertencentes ao Rataract auxiliaram em pedágio para divulgação do passeio ciclístico e aproveitaram para orientar à população sobre os devidos cuidados contra a dengue.
No dia 29 o Serviço de Controle de Endemias de nossa cidade realizou uma mobilização social por meio do passeio ciclístico que contou com aproximadamente 90 pessoas no evento, onde 60 dessas eram ciclistas.

COMPATILHAR: