A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, realizará de 5 a 25 de maio, a 14ª Campanha de Vacinação contra a Gripe. O público alvo da campanha são as gestantes, adultos maiores de 60 anos e crianças entre 6 meses e dois anos. A meta é vacinar 80% da população alvo, ou seja, vacinar 9.041 pessoas.
O dia 5 de maio será considerado o Dia D de Vacinação e, nesta data, todas as unidades de saúde do município estarão abertas das 8h às 17h para vacinação.
O objetivo da campanha contra a gripe é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo. É importante lembrar que as pessoas contempladas com a vacina devem tomar a dose anualmente, pois, a cada ano, os tipos de vírus da vacina são modificados para oferecer proteção contra os vírus que circulam no inverno.
A vacina é contra-indicada para os seguintes casos: pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer outro componente da vacina e pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves às doses anteriores. Além disso, pessoas que estão com alguma doença febril aguda devem aguardar resolução do quadro para se vacinarem e aqueles que possuem história pregressa de problemas neurológicos devem consultar o médico.
Além da vacina contra a gripe, os formiguenses também poderão aproveitar a oportunidades para atualizar seus cartões com as doses de outras vacinas que estiverem em atraso.

COMPATILHAR: