Afastado por motivo de saúde, o secretário de Educação Geraldo Reginaldo de Oliveira esteve na quinta-feira (25) nas cidades de Belo Horizonte e Divinópolis, levado por um motorista da Secretaria de Desenvolvimento Humano em um veículo da secretaria de Educação. A informação foi passada na manhã desta sexta-feira (26), por meio de denúncia anônima à nossa equipe de redação.
De acordo com o denunciante, Geraldo foi à capital para uma consulta médica e até Divinópolis para fazer compras pessoais.
De posse, inclusive da placa do veículo utilizado, na Secretaria de Educação, enquanto aguardávamos a secretária interina Elizane Ana da Cunha Barbosa, o motorista que lá estava, apesar de pertencer à outra secretaria, em conversa informal confirmou a viagem e que levava o secretário afastado.
Na presença da secretária da pasta e da chefe de Transportes da secretaria, Rose Matrangolo, após cientificá-las sobre a denúncia, a informação foi mais uma vez confirmada. De acordo com Rose, o pedido foi feito pelo próprio Geraldo, e como não haviam motoristas da Educação disponíveis, ela entrou em contato com o chefe de Gabinete, José Terra de Oliveira Júnior, que a aconselhou que procurasse motoristas de outras secretarias, porque o gabinete estava apenas com um profissional à disposição do prefeito Moacir Ribeiro. ?Tentamos em várias secretarias, até que encontramos um no Desenvolvimento Humano. Não houve uma autorização da minha parte, eu apenas atendi a um pedido, acho conveniente que vocês entrem em contato com o Gabinete?, informou a chefe do Departamento de Transporte da Secretaria.
A secretária interina deixou claro que nenhuma autorização para a liberação do veículo ou do motorista partiu dela. ?Eu não fui cientificada sobre o assunto, então não posso responder o porquê do uso do veículo da secretaria?, explicou.
Para tentar esclarecer a liberação, tanto do veículo público, quanto do funcionário do município para a ida do secretário afastado para resolver questões particulares nas duas cidades, procuramos o chefe de Gabinete, que disse que não estava ciente do assunto. ?Realmente me pediram um motorista do Gabinete. Tínhamos dois, mas desde segunda-feira, o Ted não trabalha aqui mais e o Cornélio está por conta do prefeito, então falei para procurarem em outra secretaria, mas não sabia para que queriam o motorista. Aqui é comum a gente ceder motoristas de uma secretaria para a outra?.
Terrinha disse ainda, que há total autonomia da Secretaria de Educação sobre o uso dos veículos de lá e como ocorreu esse erro, deverá ser necessária a abertura de um processo administrativo para apurar o caso.
Enquanto não são encontrados os ?culpados? fica a questão do uso indevido de veículo público, dos gastos de combustível em uma viagem de mais de 400 km (ida e volta) e do pagamento de diárias a um motorista para atender a um secretário que está afastado da função.

COMPATILHAR: