O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Rodrigues da Costa, participou na terça-feira (20) da primeira reunião do Grupo de Trabalho ? Soluções Para as Cidades ? Rumo à Copa 2014. Na oportunidade, foi elaborada a Carta de Intenções referente aos compromissos a serem assumidos pelos setores públicos, entidades de classe e privadas, autarquias e demais interessados nos temas abordados em um seminário que ocorreu nos dias 13 e 14 de julho.
Segundo Paulo César, o grupo responsável fará um estudo nas cidades do Centro-Oeste, para identificar as oportunidades e as ações que precisam ser realizadas para que a região possa aproveitá-las.
O secretário disse ainda que Formiga está na rota e tem chances de hospedar uma delegação. ?O Furnaspark Resort já aguarda para setembro uma vistoria da Fifa, para que possa participar da seleção dos hotéis que abrigarão as delegações. A exigência é de que a distância entre a concentração e a cidade-sede deve ser de até 200Km. E mesmo que não hospedemos nenhuma, é hora de aproveitar o potencial turístico do município? , afirma.
O chefe do setor de Indústria e Comércio, Carlyle Ribeiro, ressalta que, em uma atividade paralela, a Prefeitura, juntamente com o Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas, em parceira com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), está criando um programa de roteirização, que será comercializado pelas agências de turismo. ?Esperamos que tudo fique pronto até o ano que vem e que nosso roteiro turístico possa ser comercializado juntamente com o os pacotes da Copa? , comenta.
No dia 23 de junho, Formiga sediou uma audiência pública da Assembleia Legislativa, onde foi debatido o potencial turístico do município, visando incluir a região do Lago de Furnas nos investimentos que deverão ser feitos pelos governos estadual e federal em razão da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Depois de muito debate, ao final da audiência, foram lidos os pedidos de requerimentos resultantes do debate: a construção de um hotel escola no local, uma patrulha rural, melhorias na BR-354, melhorias na infraestrutura do aeroporto, melhor serviço de telefonia fixa e móvel, criação de um batalhão da Polícia Militar e solução para a falta de energia naquela região.

COMPATILHAR: