Redação Últimas Notícias

Nas últimas semanas Formiga estava em situação de alerta para secura do ar com registro de umidade na casa dos 30%. Nesta semana, o município pode entrar em estado de atenção. De acordo com o Instituto Climatempo, a situação ficará mais crítica e a umidade deve ficar abaixo dos 30%. Para se ter noção a umidade relativa do ar recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%.

A secura extrema será registrada nesta terça e quarta-feira (27 e 28) quando os índices deverão atingir 28% e 22% respectivamente.

De acordo com o instituto, não há previsão de chuva para a cidade. A última semana do mês de agosto será marcada por noites frias e dias mais quentes. Os ventos típicos do mês provocarão baixa sensação térmica que acirrará o frio noturno. A mínima esperada é de 11°C. Durante o dia as temperaturas sobem gradativamente e as tardes serão amenas com máxima de 29°C.

Cuidados

Para minimizar os efeitos do tempo seco é importante dormir em ambientes bem arejados e umedecidos, com toalhas molhadas ou umidificador de ar. Recomenda-se, ainda, evitar banhos quentes, que ressecam a pele, e o uso de ar-condicionado, porque ele retira umidade do ambiente.

Deve-se fazer uso constante de hidratantes, de manteiga de cacau para aliviar o ressecamento dos lábios, e lavar os olhos e narinas com soro fisiológico.

A Defesa Civil aconselha também evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h, além de não praticar exercícios físicos entre as 11h e as 15h. Deve-se, ainda, fugir de ambientes muito movimentados, que concentram maior quantidade de poluentes. Além disso, é recomendado a ingestão de muito líquido, principalmente água, água de coco e sucos naturais durante o dia.

O tempo seco também aumenta o risco de incêndios em matas. Com isso, a orientação é para não se fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e em hipótese nenhuma, jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Confira a previsão:

Segunda – feira (26):  ↓13°C – ↑28°C  – 35%
Terça – feira (27) ↓13°C  – ↑28°C  – 28%
Quarta – feira (28) ↓12°C – ↑27°C – 22%
Quinta – feira (29) ↓11°C – ↑27°C – 34%
Sexta – feira (30) ↓12°C – ↑29°C  – 32%

 

Fonte: Com informações do Hoje em Dia ||

Comentários