Serão inauguradas amanhã, sábado pela Prefeitura Municipal, as dependências da sede da Universidade Aberta do Brasil ? UAB ? do pólo Formiga, que funciona no bairro do Rosário. Atualmente, a unidade de Formiga possui cerca de 270 alunos, muitos deles vindos de outras cidades, como por exemplo, Divinópolis, Campo Belo, Arcos, Valinhos, Santa Rita de Cássia, entre outras.
São oferecidos na cidade dois cursos de graduação, Normal Superior/Pedagogia e Geografia e outros quatro de pós-graduação: Ensino de Artes Visuais, Atenção Básica em Saúde da Família, Ciências por investigação e Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem.
A UAB é uma das grandes conquista da cidade, pois consolida o processo de educação em todos os níveis, desde a educação infantil até o nível superior. Essa é mais uma inauguração em comemoração aos 150 anos de Formiga.
UAB
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação de educadores, por meio do estímulo à articulação e integração de um sistema nacional de educação superior, formado por instituições públicas de ensino superior, em parceria com estados e municípios brasileiros, utilizando a Educação a Distância para a veiculação dos conteúdos dos diversos cursos.
O Sistema é criado pelo Ministério da Educação em 2005 no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação com foco nas Políticas e a Gestão da Educação Superior sob 5 eixos fundamentais:
1.Expansão pública da educação superior, considerando os processos de democratização e acesso.
2.Aperfeiçoamento dos processos de gestão das instituições de ensino superior, possibilitando sua expansão em consonância com as propostas educacionais dos estados e municípios;
3.A avaliação da educação superior a distância tendo por base os processos de flexibilização e regulação em implementação pelo MEC;
4.As contribuições para a investigação em educação superior a distância no país.
5.O financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos humanos em educação superior a distância.

Tendo como base o aprimoramento da educação a distância, o Sistema UAB visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior. Para isso, o sistema tem como base, fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo.

COMPATILHAR: