Os mineiros terão que esperar mais um pouco para terem estabilidade no tempo. A previsão é que o período chuvoso perdure por mais alguns dias em todo o estado de Minas Gerais. Na capital mineira, a temperatura não deve ultrapassar os 25ºC esta semana.

De acordo com Claudemir Azevedo, meteorologista do Inmet, céu nublado e pancadas de chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento estão previstas para todo o estado de Minas, incluindo Belo Horizonte e Região Metropolitana, nesta segunda-feira (7).

“Chuva generalizada em todo o estado. Chuva o dia inteiro”, explicou Claudemir.

A temperatura na capital deve chegar aos 25ºC, com umidade relativa mínima do ar em torno de 80%. A máxima prevista para hoje (7) é no Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri, com 34ºC, e a mínima registrada foi de 16.9ºC em Diamantina e Capelinha. 

Apesar do tempo chuvoso, a temperatura deve ficar estável entre 17ºC e 25ºC em Belo Horizonte, e no restante do estado entre de 16º e 34º.

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, até esse domingo (6), sete das nove regionais de Belo Horizonte já acumulavam mais de 50% da chuva esperada para o mês de fevereiro. Com apenas sete dias, as regiões de Venda Nova e Norte já estão perto de superar a média de chuvas para fevereiro.

Em razão do volume das chuvas previstas para as próximas 48 horas, o órgão municipal emitiu alerta de risco geológico até quinta-feira (10).

Além disso, recomendam a atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

A Defesa Civil de Belo Horizonte também alerta para que os belo-horizontinos redobrem a atenção, evitem áreas de inundação e não trafeguem em ruas sujeitas a alagamentos em momentos de forte chuva.

Outras recomendações são não se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores e ficar atento a áreas de encostas e morros.

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: