De 18 a 25 de setembro comemora-se no país a Semana Nacional do Trânsito, com o tema ?Educação no trânsito: Conviver é preciso. O tema do ano é importante porque, segundo dados do Denatran, atualmente, as mortes no trânsito não acontecem somente em função dos acidentes. Muitas pessoas já foram vítimas fatais em decorrência de brigas e discussões. Entretanto, estas mortes não são computadas nos levantamentos estatísticos realizados pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), apesar de acontecerem com frequência.
Para contribuir com a semana de conscientização, no próximo dia 22 comemora-se o ?Dia Mundial sem carro?. É uma iniciativa internacional em prol da revitalização das cidades, buscando garantir um futuro sustentável, que tenta incentivar a população a andar a pé e substituir os veículos por bicicletas, por exemplo, pelo menos em um dia do ano.
Ainda segundo o Denatran, a imprudência, a imperícia e a negligência humanas são os principais fatores responsáveis pela ocorrência de aproximadamente 35 mil mortes anuais por acidentes de trânsito. Por causa de dados alarmantes como esse, o órgão elegeu 2009 como o ano da Educação no Trânsito.
Dados do Ministério da Saúde revelaram que no 2º semestre de 2008 81.359 pessoas foram internadas no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência de acidentes de trânsito. No mesmo período de 2007, foram 105.904 internações. As mortes também caíram no período. Em 2007, foram 3.519. No 2º semestre do ano passado, ficaram em 2.723. Esses números consideram apenas as capitais brasileiras, onde os levantamentos foram feitos.

COMPATILHAR: