A Semana Mundial de Aleitamento Materno terá início nesta quarta-feira (1º), a data foi estabelecida em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Este ano, a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, sigla em inglês) escolheu como tema da semana ?Aconselhamento em amamentação: perto das mães?.
Dentro deste tema, a campanha elaborada este ano pelo Ministério da Saúde, que vai até o dia 8 de agosto, traz como slogan: ?Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você?.

<2>Os objetivos da Semana Mundial de Aleitamento Materno são:

1- Conscientizar sobre a importância dos Grupos de Mães (ou do Aconselhamento em Amamentação) no apoio às mães para iniciarem e manterem a amamentação.
2- Informar ao público sobre os benefícios dos Grupos de Mães (ou do Aconselhamento em Amamentação) e unir esforços para ampliar estes programas.
3- Incentivar quem apoia a amamentação, independentemente de suas profissões, a dar um passo à frente e capacitar-se no apoio às mães e seus bebês.
4- Identificar apoio comunitário a quem as mães que amamentam possam recorrer.
5- Convocar governos e centros de saúde para que cumpram os 10 passos para uma Amamentação Bem Sucedida, principalmente o Passo 10 para melhorar a duração e os índices de amamentação exclusiva.

A assistente social de Formiga, Ana Kelly Arantes, que foi mãe há pouco menos de dois meses, fala sobre a experiência do aleitamento materno. ?Amamentar além de oferecer o leite com tudo que meu filho precisa, é nosso momento de maior intimidade e amor!?.

<3>Secretaria de Saúde de Formiga
No município, não foram divulgadas ações específicas para a semana. Porém, a Secretaria de Saúde de Formiga já realiza, por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, um acompanhamento de todas as gestantes atendidas pelo setor público.
O trabalho consiste em estimular a amamentação, tirando todas as dúvidas das gestantes e acompanhando após o nascimento do bebê para que o aleitamento seja feito de forma adequada e pelo maior tempo possível.

COMPATILHAR: