Desde sábado (24), várias atividades foram realizadas em Formiga e em todo o país em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Dentre os eventos, na segunda-feira (26) foi inaugurado, na Apae de Formiga, o Centro Esportivo Amigos da Cemig. A verba para a construção veio do Projeto ASIN (Ações Sociais Integradas) da Cemig, que visa conscientizar os funcionários da empresa a destinarem 6% de seu imposto de renda devido (Programa Ai 6%), para ações sociais.
Em Formiga, esse verba já é destinada à Apae há 6 anos, e segundo conta o funcionário da empresa José Geraldo Soares, que é o facilitador da parceria, o repasse já ajudou a melhorar o consultório odontológico, e a sala de informática da associação.
Outra ação ocorreu na quinta-feira (29). Uma caminhada da Apae, em comemoração à semana nacional, reuniu alunos, professores e amigos da entidade, que passou pelas principais ruas do centro da cidade, saindo da rua Barão de Piumhi (em frente ao supermercado Kit Sacolão) sentido a praça Ferreira Pires.
O principal objetivo da semana, que ocorre há vários anos, é conscientizar a sociedade da importância do respeito e da valorização, por meio da efetivação de direitos de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Porém, além de comemorar, a semana serviu para manifestações. Ocorre que no Brasil, uma modificação da Meta 4 do PNE (Plano Nacional de Educação) pretende retirar das Apaes o atendimento aos alunos como escola regular, levando-os para escolas públicas comuns. Isso tiraria delas (das Apaes) as verbas do Fundeb. A mudança foi alvo de protestos em todo o país, e a expectativa é que, com a pressão popular, a proposta não ocorra e sejam mantidos os trabalhos de excelência prestados pelas Apaes de todo o país.

Comentários

COMPATILHAR: