O PT Formiga realizou durante todo o domingo (3), o I Seminário das Mulheres na cidade. O evento contou com as presenças do vice-prefeito, Antônio Metralha/PSB, do vereador Edmar Ferreira/PT, dos secretários municipais petistas Luís Carlos (Desenvolvimento Humano), Túlio Fonseca (Comunicação), Sudário Macedo (Administração e Gestão de Pessoas), Valdeci Nascimento (Previfor) e Márcio Leão (Procurador-adjunto), da secretária de Cultura, Maria Andrada/PSB, da assessora de comunicação da Câmara Municipal, Érica Oliveira (PCdoB, além de filiados e demais cidadãos formiguenses. Cerca de 80 pessoas compareceram ao evento.
O encontro foi organizado pelas petistas Joice Alvarenga e Vitória Ramos e teve total apoio da estrutura partidária municipal. De acordo com Joice Alvarenga, ?é muito satisfatório participar de um projeto e ao final perceber que a sua luta é a luta de várias pessoas. É sempre muito importante ouvir de quadros históricos da esquerda, como a prefeita Marília Campos, as suas lutas e vitórias e enxergar que todas as contribuições fazem parte de um sonho que começa a ser realizado com a eleição da companheira Dilma à presidência do Brasil?.
Entre as palestrantes convidadas estava Marília Campos/PT, prefeita de Contagem, a deputada estadual Maria Tereza Lara/PT, a secretária Gláucia Helena (secretaria estadual de Mulheres do PT-MG e coordenadora de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Contagem-MG) e Conceição Pereira (Secretária de Saúde de Betim-MG).
A abertura, na parte da manhã, ficou por conta da prefeita de Contagem, com o tema ?As Mulheres em Pauta na Política?. Marília Campos destacou fatos importantes de sua caminhada política e provocou o debate com temas e declarações extremamente pontuais. ?Com a eleição da companheira Dilma, nossa presidenta, e com o sucesso de seu governo, a mensagem que estaremos dando a todos é que nós, mulheres, podemos representar, nós podemos fazer e nós podemos fazer bem?, disse Marília Campos.
A prefeita ainda falou dos desafios e objetivos das mulheres em sua luta por igualdade, ?nós, mulheres, não queremos ficar à frente e nem atrás de grandes homens. Queremos caminhar lado a lado.?
O presidente do PT Formiga, Dimas José, se mostrou muito entusiasmado e satisfeito com o resultado do evento. ?Só tenho a agradecer o empenho e o carinho com que as mulheres do Diretório Municipal organizaram o evento. A toda a equipe que esteve envolvida na realização do seminário meu muito obrigado. Agradeço também a todos aqueles que acreditaram na proposta. O PT Formiga irá incentivar e apoiar todas as iniciativas que, como esta, levantarem bandeiras históricas das lutas de nosso partido?, finalizou.
Ao final do encontro, foi criada uma comissão para dar continuidade aos trabalhos e programarem encontros regionais sobre o tema.
O encontro foi encerrado com uma música executada por Gláucia Helena, que pediu o violão e cantou Rosas, de Ana Carolina, abrilhantando ainda mais o evento e chamando a atenção para a importância à sensibilidade feminina que, ocupando espaços exclusivamente masculinos, não perde a ternura.
Para Vitória Ramos, uma das organizadoras, a necessidade da discussão de gênero e da igualdade de oportunidades dentro das agremiações, sejam políticas, comunitárias, familiares, sociais, na verdade, é um grito engasgado que precisa sair de dentro de nós. A iniciativa do Partido dos Trabalhadores de nortear essa discussão à luz da experiência das mulheres que estiveram conosco nesse domingo lava a minha alma e traz uma alegria muito grande por perceber a receptividade de todos e todas que compareceram e prestigiaram o evento. A presença da prefeita de Contagem, a primeira a ser reeleita; da única deputada na Assembleia de Minas Gerais, da secretária estadual de Mulheres, e da secretária de Saúde da Prefeitura de Betim, só nos mostra que estamos no caminho certo para saldar a dívida que temos enquanto partido com todas as nossas companheiras mulheres que contribuíram e contribuem nas decisões municipais, educacionais, familiares, empresariais, sindicais e, historicamente, nem sempre são lembradas. Pretendemos um novo tempo a partir de encontros como o que foi feito nesse domingo, finalizou.

COMPATILHAR: