A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou na quarta-feira (12) um projeto de lei que propõe a aplicação de vacinas contra o papilomavírus humano (HPV) em meninas entre 9 e 13 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta agora será analisada pela Câmara dos Deputados.
O HPV é um vírus sexualmente transmissível responsável pela maior parte dos casos de câncer de colo de útero ? por isso é dada prioridade à imunização das mulheres. Ele também pode causar câncer no pênis, no ânus, na boca e na garganta. Nem todos os vírus levam ao câncer ? alguns provocam verrugas e feridas nos genitais.
O projeto inicial da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) era vacinar todas as mulheres entre 9 e 40 anos. Porém, a proposta foi alterada pela senadora Marta Suplicy (PT/SP) ? antes de deixar o cargo para assumir o Ministério da Cultura.
A vacinação é mais eficaz antes do início da vida sexual das meninas, por isso foi escolhida a faixa etária entre 9 e 13 anos. A vacina contra o HPV tem alto custo ? somente no primeiro ano, o governo deve gastar cerca de R$ 600 milhões com as doses. Depois, o custo cai para R$ 150 milhões por ano, já que somente as meninas que entrarem na faixa etária deverão receber a vacina.

COMPATILHAR: