O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram nesta quinta-feira (10), convênio de cooperação técnica para promover uma ação inédita para estimular o crescimento do pequeno produtor rural. Juntas, as duas instituições vão desenvolver uma metodologia específica de Gestão de Empreendimento Rural (GER).
Um público de dois mil pequenos produtores rurais será beneficiado. O convênio de cooperação técnica foi assinado pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente do Conselho Deliberativo do Senar, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), e pelo diretor-presidente do Sebrae, Paulo Okamotto.
Serão desenvolvidos dez projetos-piloto. O projeto contará com investimento de R$ 10 milhões durante os próximos 15 meses. Meta prioritária será promover ações de qualificação do homem do campo, de forma que o produtor rural receba treinamento e seja capaz, com ajuda do Senar, do Sebrae e dos sindicatos rurais, de aprimorar a gestão da sua pequena propriedade, transformando-a em negócio lucrativo.
Em julho deste ano, Senar e Sebrae realizaram na sede da CNA, em Brasília, o workshop ?Empreendedorismo para Gestão da Pequena Propriedade Rural?. Desde então, ficou acertado de que as duas instituições iriam atuar em parceria para desenvolver um programa de eficiência de gestão da empresa rural de âmbito nacional. ?O produtor rural precisa estar consciente de que é um empresário rural e que precisa ter lucro com a sua atividade, para assim poder continuar oferecendo alimentos bons e baratos para toda a população?, afirma o secretário-executivo do Senar, Omar Hennemann.
Serão realizadas ações de capacitação de instrutores, capacitação dos produtores e dos produtores, processos de implantação orientada do GER, acompanhamento e supervisão dos resultados. Também será elaborado material didático específico, ampliando o rol de mecanismos de apoio ao produtor rural.
Depois de estruturada a metodologia do GER, levando em consideração as peculiaridades de cada região e das diversas culturas, o Senar será responsável por disseminar os novos conceitos de gestão empresarial rural por todo o País. A tarefa será facilitada devido à presença pulverizada do sistema CNA/SENAR, que conta com as ações de 27 Federações de Agricultura e Pecuária presentes em todas as unidades da Federação e de uma rede com mais de 2,2 mil sindicatos rurais atuantes em todo o País. Essa rede forma um pólo integrado pronto para atuar na difusão dos novos conceitos de gerenciamento da atividade dos pequenos produtores rurais.

COMPATILHAR: