O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) responsável pela capacitação profissional de produtores, trabalhadores rurais e familiares ? deve fechar 2010 com a realização recorde de 7.100 eventos, atendendo cerca de 135 mil pessoas. O número de cursos cresceu 5,6 % em relação ao ano passado.
Os cursos de Formação Profissional Rural mais realizados foram: Aplicação de Agrotóxico, Operação e Manutenção de Tratores, Bovinocultura de Leite, Inseminação Artificial e Operação e Manutenção de Roçadoras. Na Promoção Social, os destaques foram Pintura em Tecido, Artesanato de Tecido, Produção Artesanal de Alimentos, Saúde Bucal e Saúde Reprodutiva.
Programas
Para estimular a adoção de técnicas modernas de gestão, o Senar realizou 21 programas de Gestão com Qualidade em Campo, direcionado a 393 proprietários rurais e gerentes; três programas Gestão com Qualidade no Sindicato, com presença de 30 dirigentes e funcionários de Sindicatos de Produtores Rurais; e cinco edições do Novas Lideranças, com a participação de 156 pessoas.
Em Uberlândia, foi realizada a entrega dos certificados para a primeira turma de formandos do Programa de Formação por Competência em Bovinocultura de Leite. O curso pioneiro, com carga horária de 664 horas, foi desenvolvido pelo Senar, em parceria com a Calu (Cooperativa Agropecuária de Uberlândia Ltda). O mesmo programa também está em andamento para duas turmas de alunos do Ensino Médio da Fundação Rogê, em Delfim Moreira (Sul de Minas).
Já no Programa Cana Limpa, 1.082 cortadores de cana participaram de seminários contendo informações sobre saúde e segurança no trabalho. Outros 2.675 trabalhadores participaram de cursos de tratorista, plantio de cana, colheitadeira, aplicação de agrotóxico, entre outros.

Semeando
Dirigido aos alunos e professores da rede pública de Ensino Fundamental, o Programa completou dez anos e trouxe como tema a Integração Campo-Cidade. Presente em 830 municípios, o Semeando levou a educação ambiental a 153 mil professores e 2.897.316 alunos.
O Senar Minas realizou ainda quatro programas Cidadão Rural – um mutirão com serviços de cidadania, saúde e lazer ? com a participação de 3.580 pessoas; 14 Encontros de Jovens e Mulheres Rurais, reunindo 2.850 participantes e 31 campanhas de Saúde Bucal, atendendo a 13,2 mil pessoas.
Metas para 2011
No próximo ano, o objetivo é capacitar 120 mil pessoas. De acordo com o superintendente do Senar Minas, Antônio do Carmo Neves, uma das metas, além de fortalecer os programas já existentes, é implantar a Educação à Distância. ?Vamos desenvolver o projeto no primeiro semestre e oferecê-lo à população rural no segundo?.
Ele destacou também a realização do II Encontro das Entidades Cooperadas, dando continuidade ao trabalho iniciado em 2010. ?Faremos Oficinas Regionais de Planejamento e vamos discutir junto com nossos parceiros as prioridades de treinamentos e programas que devemos realizar em 2012?, informou. Serão realizadas dez oficinas ? uma por regional ? a partir da segunda quinzena de fevereiro.

COMPARTILHAR: