Na última segunda-feira, 21 de janeiro, parte da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, entre eles o Secretário Rui Sobreira, e equipe da Penitenciária Estadual de Formiga se reuniram para ajustar determinados procedimentos e serviços que a Prefeitura presta aos detentos.
No encontro, as partes entraram em um consenso quanto aos procedimentos que a Secretaria de Saúde presta à penitenciária. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Rui Sobreira, o atendimento municipal de saúde deve sempre respeitar as premissas do SUS – Sistema Único de Saúde -, que objetiva a universalidade dos atendimentos. Assim, os detentos que estão em Formiga têm o mesmo direito de acesso aos serviços da saúde que qualquer cidadão, sem nenhuma diferença.
Visando facilitar o trabalho das partes e aumentar a segurança e conforto da população, a Prefeitura irá disponibilizar um ônibus com consultório odontológico móvel para atender os detentos na própria penitenciária duas vezes por semana. Antes, os presos eram levados às Unidades Básicas de Saúde. A nova medida visa trazer mais agilidade e segurança nos atendimentos.
Além disso, foi acertado o fornecimento de medicamentos, além de exames e consultas especializadas, tudo dentro das possibilidades da Secretaria Municipal de Saúde.
Esse acordo é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a Penitenciária, que juntas trabalham para oferecer assistência aos detentos, que devem ser tratados com dignidade, de forma a conseguirem se recuperar e voltar ao convívio da sociedade, além de garantir mais segurança para a população.
Outros serviços
Além de serviços relacionados à saúde dos detentos, outros setores da Prefeitura colaboram com os trabalhos da equipe da Penitenciária Estadual de Formiga. A Secretaria Municipal de Comunicação, por exemplo, fornece cópias de materiais de estudo para os detentos que estão concluindo os estudos dentro do presídio e em breve, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, irá fornecer mudas de algumas árvores para a Penitenciária, além de já fazer o recolhimento do lixo da instituição.