Setembro é mês de praticar a empatia e a comunicação, de se colocar no lugar do outro e de aprender a ouvir e a falar. Neste mês, o amarelo toma conta das instituições de saúde e da vida daqueles que lutam contra o suicídio.

O mês da campanha “Setembro Amarelo” foi celebrado também pelas instituições de saúde de Formiga e será encerrado com um bingo no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e com um passeio no Parque Municipal Dr.Leopoldo Corrêa (Praia Popular).

Na quinta-feira (26), serão realizadas atividades recreativas no Caps, finalizando com o esperado bingo. “Os pacientes estão ansiosos para participarem. Os vencedores ganharão brindes, como chocolates, perfumes, entre outros”, comentou o coordenador do Centro, Clewton Freitas Júnior. A tarde de recreação acontecerá das 16h às 19h, na sede do Caps.

Já na sexta-feira (27), os pacientes visitarão o Parque Doutor Leopoldo Corrêa. No local, será realizado um piquenique, com músicas e dinâmicas relacionadas à natureza. O passeio terá início às 9h.

Durante este mês, a Secretaria Municipal de Saúde e as instituições ligadas à pasta acolheram a cor amarela para ornar suas dependências. Programas de Saúde da Família (PSF’s) enfeitaram suas recepções e abordaram o tema durante as reuniões dos grupos de rotina.

Servidores da pasta se vestiram de amarelo durante vários dias para lembrar a todos que pequenas atitudes podem fazer grande diferença. Voluntários promoveram um dia de beleza no Caps e colocaram um sorriso no rosto daqueles que participaram. “Parecem pequenas ações, mas atitudes como estas ajudam a salvar vidas”, comentou o secretário de Saúde, Leandro Pimentel.

O tema da campanha 2019 é “Na direção da vida – Depressão sem tabu”. O símbolo adotado foi o girassol, pois a flor representa a busca insistente pela luz. “Precisamos aprender a observar os sinais. Precisamos ter mais paciência para ouvir e para falar. Além de tudo, precisamos ter bondade no coração e disposição para ajudar”, finalizou Clewton.

 

Fonte: Decom ||
Comentários
COMPATILHAR: