Da Redação

O vereador Sidney Ferreira foi procurado, na quarta-feira (19), por representantes do polo de confecções de Formiga e da Ellus, uma das empresas do ramo da moda que “alimenta” as facções do município. O vereador foi alertado para alguns entraves que o setor vem enfrentando para que continue movimentando o polo de confecções na cidade.

Imediatamente, Sidney Ferreira acionou o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Alisson Sá, que recebeu a representante da marca Ellus, Vânia Alvarenga e a empresária Verônica Oliveira e ouviu os anseios do setor. A assessora do vereador, Luciene Morais, também participou da reunião.

De acordo com Vânia Alvarenga, para finalizar a produção é necessário um tipo de lavanderia que o município ainda não possui. Outro ponto abordado foi a questão de incentivos que outros municípios oferecem e que Formiga ainda não; o que financeiramente torna inviável confeccionar tais marcas na cidade. De acordo com a representante da Ellus, o crescimento da informalidade também é um ponto a ser trabalhado na cidade. “Formiga possui uma trajetória de 40 anos no ramo de confecções e a Ellus está aqui desde o início. É uma questão histórica e precisamos nos unir para não deixar morrer este polo que, se for extinto, deixará um déficit de mais de 350 empregos diretos na cidade. Mas, se continuar como está, em dezembro próximo já não mais poderemos continuar por aqui. Por isso, precisamos unir nossas forças e encontrarmos uma solução urgente!”, disse Vânia.

Sidney Ferreira afirmou que já abraçou a causa, e vai lutar junto com as facções e com as grandes marcas que geram renda no município para que o polo permaneça na cidade. “Não podemos desconstruir nossa história. Estamos falando de 350 famílias que poderão ficar sem trabalho e uma queda considerável na arrecadação do município”, finaliza o vereador.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e o responsável pelo Sine, Rodrigo Melo que receberam as empresárias se prontificaram a acionar o prefeito e juntos irão propor uma solução para o entrave.

O que diz o município

Segundo Alisson Sá, na quinta-feira (20), a representante da Ellus esteve reunida com o prefeito Eugênio Vilela e explanou sobre a atual produção no município, que é de 20 mil peças por mês. “Porém, a empresa tem a possibilidade de alavancar essa produção para 30 mil, contando com o processo de lavanderia na região”.

De acordo com Alisson, o prefeito se dispôs, dentro das políticas de incentivo ao desenvolvimento econômico, a colaborar com o crescimento do setor, bem como dialogar com representantes e sindicato.

A Prefeitura de Formiga possui convênio com a Fiemg e o Senai na manutenção do Centro de Formação Profissional Luiz Rodrigues da Costa, que disponibiliza curso de formação para o vestuário.

De acordo com o prefeito Eugênio, a Ellus é uma empresa reconhecida nacionalmente e leva o nome de Formiga para várias localidades do país, por apresentar uma qualificada mão de obra no município. “Ela gera muitos empregos na cidade e tem potencial para crescer ainda mais no setor” disse.

COMPATILHAR: