*Por Paulo Coelho

“Depois do leite derramado só nos resta limpar a chapa do fogão!”, foi assim que um morador da rua Maria José Belo Alvarenga, no bairro Bela Vista, se referiu às razões que para ele, e todos que passaram por lá, resultaram no acidente ocorrido por volta das 20h de quarta-feira (14).

A sinalização colocada de forma inadequada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) fez com que a motorista de um Fiat Palio, placa GWO-6497, não percebesse a existência da cratera e passando por cima do monte de terra sobre a pista de rolamento, ao tentar se desviar, subiu na calçada e colidiu com um poste de iluminação pública.

Os antecedentes:

Como de costume, há algumas semanas, a autarquia esteve no local, promovendo o reparo de um vazamento na tubulação de água tratada e deixou o serviço incompleto no aguardo da finalização – colocação de asfalto.

Decorridos cerca de 45 dias o tapa-buracos foi realizado. Porém, como é de praxe, apesar do reparo (?) o vazamento não foi contido e do asfalto minou muita água. Finalmente, na quarta-feira (14), uma equipe do Saae voltou ao local e percebeu que o “buraco era mais embaixo”.  Era preciso fazer uma cratera maior e verificar a real situação do problema.

Cratera aberta, monte de terra espalhado por todo lado, foram colocadas as famosas plaquinhas bem junto ao buraco e tchau. Amanhã quem sabe, voltaremos!

O resultado não poderia mesmo ser outro. Com a sinalização mal colocada (a menos de 1 metro do buraco) e talvez em razão da pouca iluminação pública, ao perceber que já estava em cima do buraco, a motorista tentou desviar e a história não teve um final feliz. Não sabemos se para ela, para a autarquia ou quem sabe, para a seguradora.

Mas, como diz o ditado, “vivendo e aprendendo”, já na quinta-feira (15), bem cedo uma engenheira do Saae esteva no local e como as placas de sinalização já se encontravam afastadas e colocadas a uma distância razoável (talvez uns 25 metros) de cada lado do buracão, tudo foi registrado pelo funcionário do Saae por meio de fotos.  Por quê?  Bem, aqui, a resposta fica a cargo da sua perspicácia, leitor!

 

COMPATILHAR: