Excepcionalmente neste mês, o Sine em Formiga está operando com um funcionário a menos. Segundo a administração municipal, um dos atendentes está de licença médica.
Para evitar a demora no atendimento, o coordenador do Sine, Rodrigo Melo solicita aos trabalhadores que precisam dar entrada no seguro desemprego, para solicitar o serviço pelo site do Ministério do Trabalho. “Estamos com apenas uma funcionária para fazer o serviço de entrada no seguro desemprego, então, peço a colaboração e entendimento dos trabalhadores para o bom funcionamento do Sine”.
O Sine possui uma equipe de quatro pessoas: o coordenador, uma recepcionista e dois atendentes de seguro-desemprego. Segundo informou Rodrigo, a recepcionista é responsável por agendar os atendimentos e conferir a documentação das pessoas. “Além disso, temos os serviços de cadastramento de vagas para fazermos”.
Seguro desemprego
A entrada no seguro desemprego pode ser feita pelo site do Ministério do Trabalho ou pelo aplicativo para android “Sine Fácil”.
Para dar entrada no seguro diretamente no Sine, é necessário realizar um agendamento. O trabalhador precisa comparecer no órgão a rua Professor Joaquim Rodarte, 168, Centro, com a documentação necessária.
Atendimentos pela internet
O Seguro Desemprego Web e o Sine Fácil, foram criados em novembro de 2017 juntamente com os serviços Carteira de Trabalho Digital e Escola do Trabalhador. As iniciativas fazem parte da plataforma digital do Programa Emprega Brasil e foram criadas para melhorar e modernizar o atendimento e a qualificação dos trabalhadores.
Seguro desemprego e Carteira de trabalho Digital
O seguro desemprego via web permitirá que o benefício seja solicitado de casa, assim que o trabalhador receber os documentos demissionais. O procedimento não elimina a necessidade de o profissional ir, após preencher seu cadastro na internet, até um posto do Sine, mas vai agilizar o atendimento nas agências.
Já a Carteira de Trabalho Digital funcionará no aplicativo, onde o cidadão poderá consultar o histórico profissional e o contrato anual.
Qualificação
Criada a partir de uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), a Escola do Trabalhador é uma plataforma digital de ensino a distância com capacidade para qualificar, até o fim de 2018, seis milhões de brasileiros.
Como acessar
O aplicativo, que é gratuito, está disponível na versão para Android e em breve também para iOS. Para utilizá-lo, o trabalhador deverá ter um código de acesso (QR Code), que pode ser obtido no portal Emprega Brasil, nas unidades de atendimento do Sine, no documento que ele recebe no ato da rescisão de contrato ou na solicitação do seguro-desemprego. O código de acesso é individual, garantindo mais segurança às informações e agilidade no atendimento.
Após instalar o aplicativo no seu celular ou tablet, o trabalhador deverá digitalizar o código utilizando a câmera fotográfica do aparelho.
Fonte: Decom/Formiga ||
Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA