É comum as pessoas reclamarem de demora na marcação de exames e consultas, de gente que ?fura fila? e de pedidos que misteriosamente somem na Secretaria de Saúde. Os vereadores tanto bateram na tecla que conseguiram fazer com que seja implantado na secretaria um sistema eletrônico para a marcação desses procedimentos.
O sistema já está em fase de teste em algumas repartições, como no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e em departamentos administrativos da secretaria.
Para que o sistema entre em funcionamento em todas as unidades, como postos de saúde e outros compartimentos, depende apenas da colocação antenas. Segundo a secretária de Saúde, Luiza Flora, essa questão já está em estudo pela equipe da administração. Luiza Flora diz ainda que os servidores já estão sendo treinados para operarem o sistema já estão sendo feitas as adaptações das unidades.
De acordo com a secretária, as antenas já foram compradas e falta somente resolver os problemas com a sinalização, uma vez que estavam aguardando as equipes técnicas que montariam as antenas.
?No Pronto Socorro já estamos usando o Gerenciamento de Informações Locais (GIL) e na secretaria também. Está começando devagarzinho. O próximo plano é abolir a ?folhinha cor de rosa? [folha usada atualmente para o prontuário] e trabalhar a contra referência?.
Com a implantação do sistema eletrônico, vão acabar as idas e vindas de folhas, o sumiço de papel e vi dar mais transparência aos serviços da secretaria, além de ter um maior controle de exames e consultas. O serviço deve estar em funcionamento até final do ano.

COMPATILHAR: