O Supremo Tribunal Federal (STF) reautuou nesta segunda (12) o inquérito do mensalão como ação penal, por determinação do relator, ministro Joaquim Barbosa. A partir de agora, os 40 indiciados passam a responder como réus.
No dia 28 de agosto, o STF aceitou a denúncia contra os 40 indiciados, entre eles os ex-ministros José Dirceu (Casa Civil) e Luiz Gushiken (Comunicação), o empresário Marcos Valério e os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), José Genoino (PT-SP) e o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), autor das denúncias.
Na última sexta (9), o acórdão do julgamento foi publicado no Diário da Justiça. Segundo o STF, serão expedidas cartas com a citação aos réus, que serão interrogados. O documento possibilita que o réu se prepare para o interrogatório e conheça os fatos e os crimes pelos quais está sendo processado. A defesa prévia deve ser entregue no prazo de cinco dias, contados a partir do interrogatório.
O ministro relator poderá delegar os interrogatórios aos juízes nos locais de domicílio dos réus. Após os interrogatórios dos réus, serão realizados os interrogatórios das testemunhas de acusação e defesa.
Só após a fase de produção e apresentação de provas da acusação e da defesa é que o tribunal realizará o julgamento dos réus.

COMPATILHAR: