Um surto de gripe suína (Influenza A H1N1) em São Paulo motivou Minas a adiantar o lançamento do plano de enfrentamento às gripes comum e suína neste ano. Apresentado na terça-feira (22), o projeto objetiva impedir que a doença atravesse a fronteira e evitar que o quadro do Estado vizinho ? que teve 1.800 casos de gripe suína e 55 mortes neste ano ? se repita em Minas, onde houve 12 casos da doença e uma morte confirmada em 2013.
A principal ação será uma campanha voltada para a Copa das Confederações, em junho, e a Jornada Mundial da Juventude, em julho. ?Estamos fazendo panfletos em três línguas, para distribuir em hotéis, pousadas e aeroportos?, disse o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Souza Marques.
Ele disse que o plano tem foco na gripe suína, mas objetiva coibir todos os tipos da doença. Foram disponibilizados 50 leitos no Hospital Eduardo de Menezes ? referência em epidemias ?, no Barreiro, na capital, caso haja surto.
O Estado também já recebeu do Ministério da Saúde 310 mil caixas do Tamiflu, usado na prevenção e no combate à gripe suína. ?Daremos o remédio a quem apresentar os sintomas. São Paulo só chegou a essa situação porque não trabalhou com a prevenção?, acredita a médica infectologista da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Tânia Marcial.
De acordo com o pneumologista André Matos, o quadro do Estado vizinho pode se repetir em Minas se não houver um bloqueio. ?Esse surto em São Paulo aconteceu porque o inverno chegou mais cedo ao Estado. Era preciso fazer uma ação nos aeroportos, abordando os turistas?. Já a SES informou que, em princípio, não há essa necessidade.
Morte
Em Minas, a única morte confirmada da gripe suína em 2013 foi em Extrema, no Sul, onde faleceu um homem que visitou Bragança Paulista (SP), em abril. A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, no Triângulo, confirmou que uma mulher faleceu, no sábado, vítima da doença. Até sexta-feira (24), a Fundação Ezequiel Dias deve divulgar o resultado de exames feitos na vítima.

COMPATILHAR: