A estação mais quente do ano é marcada pelo aumento do número de casos de gastroenterites ? viroses que atacam, principalmente, a parte intestinal. Neste verão, o atendimento a pacientes com os principais sintomas ? febre, vômito e diarreia -, aumentou principalmente no litoral do país.
No litoral paulista, por exemplo, onde houve aumento de casos de diarreia neste ano em comparação com 2009, os médicos têm tratado os pacientes como se estivessem com virose, embora ainda não saibam qual é o vírus. Em Ubatuba, o número de pessoas com sintomas de virose este ano já supera em quase 200 o total de atendimentos de todo o mês de janeiro do ano passado – pelo menos 490 pacientes procuraram atendimento médico no município desde o dia 1º deste mês. O total de janeiro de 2009 foi de 298 casos.
Já os casos de diarreia registrados em Olímpia, a 434 quilômetros de São Paulo, foram causados pelo norovírus, transmitido por meio de água e alimentos contaminados. O nome do vírus foi divulgado na última sexta-feira (15) pela prefeitura da cidade, com base nos primeiros resultados das análises feitas pelo Instituto Adolfo Lutz.
Os especialistas indicam alguns cuidados para prevenir o problema. Vale a pena, por exemplo, ter atenção em relação à qualidade da água consumida e evitar comer alimentos preparados na rua sem a higiene necessária. Além disso, evitar locais com aglomerações de pessoas e optar por passeios ao ar livre, manter as mãos limpas, evitar o compartilhamento de objetos pessoais,
beber muito líquido e evitar contato com pessoas doentes é imprescindível.