O colombiano Alexander Pareja, suspeito de liderar uma quadrilha internacional de tráfico de drogas, foi preso em uma fazenda em Cássia (MG). A prisão aconteceu na última sexta-feira (31) e desencadeou uma operação que culminou na prisão de mais 10 pessoas no Brasil e no exterior.
As prisões foram realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, além de Portugal e Suíça, entre os dias 31 de maio e 3 de junho. Segundo a polícia, os criminosos transportavam cocaína do Brasil para a Europa em peixes congelados.
Segundo a Polícia Federal, a quadrilha enviou cinco toneladas de cocaína em quatro anos para Europa. A droga vinha da Colômbia para o Brasil e era escondida nos peixes no Rio Grande do Sul, Após isso eram exportados de avião para Portugal e de lá distribuída para outros países.
A PF e a Guarda Civil espanhola investigavam a quadrilha há um ano e meio. Alexander Pareja morava no Rio de Janeiro e investia o dinheiro da droga em postos de combustíveis, imóveis, empresas de construção e até numa usina de etanol no interior de São Paulo. Segundo a PF, os bens em nome de integrantes da quadrilha estão avaliados em R$ 10 milhões.
Pareja já havia sido preso em 2007 em uma operação da PF para combater o tráfico de drogas, mas respondia o processo em liberdade. Ele está detido no Presídio de Divinópolis (MG).
Outro grande traficante colombiano que também teve ligações no Sul de Minas foi Juan Carlos Abadia, preso em 2007. O sítio dele, em Pouso Alegre (MG), foi vendido e transformado em centro de recuperação para dependentes químicos.

COMPATILHAR: