A equipe de redação do jornal flagrou na terça-feira (12), mais um desrespeito contra o patrimônio cultural do município.

Em frente a um casarão centenário, estilo colonial, localizado na rua Marechal Deodoro, 404, Centro, foi colocado um tapume improvisado que, pelo seu péssimo estado de conservação, coloca em risco a vizinhança e os transeuntes. O local que hoje serve de abrigo a marginais e usuários de droga, fizeram dele, um “esconderijo” a céu aberto.

O risco maior e o que mais preocupa a vizinhança é o de incêndio, muito comum em casarões antigos. A madeira utilizada para improvisar os tapumes é muito fina e em caso de fogo, certamente facilitará a propagação por toda a antiga construção.

O referido imóvel, que no passado serviu de residência para importantes figuras políticas, dentre estas, Abílio Machado que ali nasceu e residiu por longo período.  Além desta constatação histórica, os aspectos construtivos (valor arquitetônico) do imóvel, justificaram a abertura do processo de análises por parte do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), que na administração anterior, optou por seu tombamento.

Atualmente, pelo que foi apurado, o imóvel faz parte da lista dos bens inventariados desde 2009 e segundo informações obtidas junto ao atual presidente daquele Conselho, o advogado Marco Aurélio Valadão, esta definição (tombamento ou não), está afeta ao Poder Judiciário, já que ali tramita ação proposta pelos atuais proprietários do imóvel, que pretendem investir (construir) naquele local.

A obra de demolição parcial do imóvel foi embargada e o abandono do local, como relatado, está trazendo sérios riscos à sua vizinhança.

COMPATILHAR: